O Vasco fez valer mais uma vez o fator casa, realidade contrária de quando atua como visitante. Debaixo de chuva intensa em São Januário, venceu por 4 a 1 o Náutico em noite de golaços nesta sexta-feira (16), pela 30ª rodada da Série B do Brasileiro. Raniel, de pênalti, Eguinaldo, Andrey Santos e Figueiredo anotaram os gols dos donos da casa, mas com Everton Brito descontando para o Timbu.

Assim, os vascaínos somaram três pontos importantes na classificação. Com o resultado, o time chegou a 48 pontos e abre, pelo menos provisoriamente, quatro pontos de frente sobre o Londrina, quinto colocado, que ainda nesta sexta. Mas o Náutico vai mal: segue na lanterna, com 28.

Primeiro tempo

O Vasco fez um primeiro tempo deficitário em todos os aspectos. Mas só venceu a parcial em razão da fragilidade do adversário, lanterna da competição. Os donos da casa tiveram mais volume, apesar de algumas ameaças do Timbu. Porém, o Vasco abriu o placar com Raniel, de pênalti, após o zagueiro Maurício colocar a mão na bola em cabeceio de Andrey Santos. Pouco depois, foi a vez de Eguinaldo brilhar. Em bela jogada pela esquerda, a joia de 18 anos driblou dois marcadores com um único toque na bola e finalizou com categoria para ampliar a vantagem.

Segundo tempo

Os donos da casa chegaram ao terceiro gol logo no minuto inicial, com Andrey Santos aproveitando furada de Eguinaldo. A partir daí, buscou não correr riscos. O Náutico, porém, encheu o time de atacantes e conseguiu o gol de honra com Everton Brito, aos 26 minutos. Mas não chegou a assustar. Isso porque Figueiredo, um dos que entraram no decorrer do segundo tempo, se inspirou no golaço de Eguinaldo e fez outra pintura, garantindo, dessa forma, a goleada. Enfim, uma noite de festa na Colina.

VASCO 4×1 NÁUTICO

30ª rodada da Série B do Brasileiro
Data e horário: 16/9/2022, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Público presente: 19.152
Público pagante: 18.618
Renda: R$ 513.110,00
VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Danilo Boza (Quintero, 21’/2ºT), Anderson Conceição e Paulo Victor (Edimar, 33’/2ºT); Yuri Lara, Andrey Santos, Marlon Gomes (Gabriel Pec, 29’/2ºT) e Nenê (Alex Teixeira, 33’/2ºT), Eguinaldo e Raniel (Figueiredo, 29’/2ºT). Técnico: Jorginho.
NÁUTICO: Jean; Victor Ferraz, Maurício (Anilson, 19’/2ºT), João Paulo e Júnior Tavares (Pedro Vitor, 24’/2ºT); Jobson (Luís Felipe, 24’/2ºT), Souza, Thomaz (Júlio, 23’/2ºT) e João Carlos; Geuvânio (Kieza, 39’/2ºT) e Everton Brito. Técnico: Dado Cavalcanti
Gols: Raniel (pênalti), 32’/1ºT (1-0); Eguinaldo, 37’/1ºT (2-0); Andrey Santos, 1’/2ºT (3-0); Everton Brito, 26’/2ºT (3-1); Figueiredo, 42’/2ºT (4-1).
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)
Cartões amarelos: Thiago Rodrigues, Léo Matos e Eguinaldo (VAS); Jean, Maurício e Victor Ferraz (NAU) (Jogada 10)