Ainda durante o Campeonato Carioca de 2020, o Grupo Globo fez a opção de rescindir o contrato referente aos direitos de transmissão da competição. Pois agora, conforme apuração do blog do Rodrigo Mattos, a emissora fechou um acordo com Vasco da GamaBotafogo e Fluminense para o devido pagamento – inclusive, o primeiro depósito já foi realizado.

Muito embora a Globo não confirme, a informação é de que cada um dos clubes receberá, de forma parcelada, o valor total de R$ 30 milhões. Os três aceitaram o que foi proposto para evitar qualquer tipo de litígio com a emissora. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), no entanto, foi excluída desta discussão e mantém ação contra o grupo de comunicação.

Pedro Raul
Andre Coelho/Getty Images

O imbróglio referente ao Estadual se deu no momento em que o Flamengo, que não havia fechado acordo para a transmissão de suas partidas em 2020, decidiu, por conta própria, disponibilizar os jogos, via FlaTV, com base na Medida Proviśoria 984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro – a chamada MP do Mandante. Através dela, as equipes mandantes têm a prerrogatiba de negociar individualmente os direitos de seus jogos. Alegando quebra de sua exclusividade, a Globo optou por rescindir todo o seu contrato junto à federação e não mais manter a competição em sua grade. (90 Minutos)