Finalmente, o Vasco conquistou sua primeira vitória no Campeonato Carioca em 2023, ao derrotar a Portuguesa por 2 a 0, nesta quarta-feira (25), no Estádio Luso-Brasileiro. Foi também o primeiro jogo em que o Cruz-Maltino lançou mão de seus titulares no Estadual, o que contribuiu para uma vitória relativamente tranquila. Nenê e Gabriel Pec, um em cada tempo, anotaram os gols do triunfo.
Primeiro tempo
A primeira etapa foi de amplo domínio do Vasco sobre a Portuguesa. Aos 12 minutos, Lucas Piton fez grande jogada pelo lado esquerdo, driblou dois marcadores, foi à linha de fundo e cruzou na medida para Nenê tocar e abrir o placar. A Lusa até reagiu, quando Ivan defendeu finalização de Édson Cariús à queima-roupa. Por outro lado, o Vasco retomou o comando das ações e perdeu uma boa chance de aumentar com Gabriel Pec, que cabeceou para fora. Nenê chutou por cima de João Lopes, mas a zaga salvou quase em cima da linha. Posteriormente, Pedro Raul cabeceou muito perto na trave e Eguinaldo obrigou João Lopes a fazer bela defesa.
Segundo tempo
Depois das diversas chances da primeira etapa, o Vasco voltou mordendo. Gabriel Pec quase fez um golaço da entrada da área, mas ganhou ua recompensa logo depois. O garoto recebeu boa bola de Pedro Raul e tocou por cima do goleiro para fazer 2 a 0, em grande estilo. A partir de então, a Portuguesa tentou equilibrar o jogo e reagir, mas sem levar perigo à meta de Ivan. Aos 25 minutos, Romarinho perdeu uma bela chance, após cruzamento de Watson e ‘casquinha’ de Édson Cariús, chutando para longe do gol. E o terceiro do Vasco só não saiu nos acréscimos porque João Lopes fez linda defesa em chute rasteiro de Galarza. Uma vitória, portanto, convincente e que poderia até ser mais dilatada.
PORTUGUESA 0x2 VASCO – 4ª rodada do Campeonato Carioca
Data e horário: 25/1/2023, às 21h10 (de Brasília)
Local: Estádio Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ)
Gols: Nenê, 14’/1ºT (0-1); Gabriel Pec, 3’/2ºT (0-2)
Árbitro: Paulo Renato Moreira
Assistentes: Thiago Henrique Neto e Thayse Marques Fonseca
PORTUGUESA: João Lopes; Joazi, Gerson (Lucas, 8’/2ºT), Fredson e Yuri; Charles, Fernandes (João Paulo, 16’/2ºT), Watson (Roney, 41’/2ºT) e Anderson Rosa (Cafu, intervalo); Emerson Carioca (Romarinho, 8’/2ºT) e Édson Cariús. Técnico: Felipe Surian.
VASCO: Ivan; Pumita Rodríguez, Robson Bambu, Léo e Lucas Piton (Paulo Victor, 36’/2ºT); Zé Gabriel, Figueiredo (Galarza, 37’/2ºT) e Nenê (Alex Teixeira, 9’/2ºT); Gabriel Pec (Matheus Barbosa, 20’/2ºT), Pedro Raúl e Eguinaldo (Vinícius, 20’/2ºT). Técnico: Maurício Barbieri.
Cartões amarelos: Cafu, João Paulo (POR) (Jogada 10)