O Vasco anunciou, nesta quarta-feira, a contratação do lateral-direito Pumita Rodríguez. O Cruz-Maltino vai desembolsar cerca de dois milhões de dólares (aproximadamente R$ 10,4 milhões na cotação atual). A tendência é de que o valor seja pago em duas parcelas ao Nacional, do Uruguai. Aliás, o jogador assinou contrato até o final de 2025 com o clube de São Januário.
O bom desempenho pelo Bolso (apelido do Nacional) na última temporada, quando disputou 44 jogos, lhe permitiu a convocação para disputar a Copa do Mundo pelo Uruguai. No entanto, Pumita ficou apenas no banco de reservas.
História do apelido Pumita
Na verdade, o nome do atleta, de 25 anos, é José Luis Rodríguez, e o apelido não veio por ser um lateral veloz como um Puma. Ele é xará de um cantor venezuelano, que é conhecido como “El Puma”.
Desse modo, o Vasco aproveitou a oportunidade e antes do anúncio oficial postou uma brincadeira com o som de um puma em sua conta no Twitter. Como uma alusão ao apelido do lateral direito.
Raio-X da carreira do novo jogador do Vasco
Rodríguez iniciou sua carreira no futebol nas categorias de base do Danubio. Em 2016, ele teve sua primeira temporada pelo time principal. Pumita permaneceu no clube por quatro anos. Em sua primeira passagem foram 63 jogos.
Em seguida, ele foi emprestado ao Racing da Argentina em 2020. Contudo, atuou em apenas uma partida por La Academia. No mesmo ano, o lateral retornou ao Danubio e vestiu a camisa do clube em 31 oportunidades.
Em 2021 foi vendido ao Fénix, do Uruguai. Pumita se destacou e chamou a atenção do gigante Nacional, último clube que defendeu. (Jogada 10)