A Secretaria de Saúde de Várzea Grande retoma nesta quarta-feira (08) a campanha de vacinação contra a gripe influenza H1N1. O município recebeu um novo lote contendo 5.370 doses, que estará disponível em todas as unidades de saúde, o que já garante a conclusão da primeira etapa da campanha, que abrange idosos com idade acima de 60 anos e profissionais da Saúde.
Com essa nova leva de vacinas Várzea Grande totaliza 23 mil doses, ou seja, 100% do publico alvo, entre idosos e profissionais da saúde – desta primeira fase da campanha – contra a influenza H1 N1, vacinados.
“É importante que os idosos dessa faixa etária e que ainda não tomaram a vacina que se dirijam a um dos postos de atendimento para que possam ser imunizados. Estamos em um período bastante agitado por conta do caronavírus o Covid-19, por isso é importante que essa parcela da população esteja neste momento, vacinada e imunizada contra a gripe”, alertou o secretario de Saúde, Diogenes Marcondes.
O titular da pasta lembrou que a campanha foi antecipada para ajudar a diferenciar os casos de gripe Influenza do novo coronavírus, para o qual ainda não existe vacina. “A campanha deu início em todo o país no dia 23 de março e segue até o dia 22 de maio. Todos serão vacinados levando em conta cada etapa destinada à vacinação de grupos prioritários”.
De acordo a Técnica Responsável pela Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Relva Cristina Silva Moura, todas as cidades brasileiras estão recebendo as vacinas por lotes fracionários por isso mesmo a campanha segue até o dia 22 de maio, prazo previsto para que todos as faixas etárias sejam imunizadas. “Todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a vacinação da população da cidade, porém pedimos a colaboração no sentido de não fazer aglomeração nos postos de atendimentos, seguindo as regras de distanciamento social e se possível com o uso de máscaras. Os pontos de vacinação estarão funcionando nos horários das 7h:30m da manhã às 17h, sem intervalo para o almoço”.
Relva Cristina disse ainda que conforme forem chegando as doses a Saúde Pública de Várzea Grande, a campanha atingira os demais grupos prioritários, com a vacinação contra a influenza H1N1, já que diferente de algumas cidades preferiu agilizar as vacinas na medidas em que sejam entregues.
“Manteremos a população informada. Tudo que recebemos nos três primeiros lotes de doses das vacinas foram aplicadas. Os pontos de vacinação estão funcionando inclusive se necessário além do horário que vai das 7:30 às 17;00, sem intervalo para o almoço, lembrando da importância da imunização para podermos fazer frente a pandemia”, disse Relva Cristina.
O Decreto Municipal, de medidas de enfrentamento ao coronavírus, estabelece horário de funcionamento no âmbito da Administração Pública das 8:00 às 12:00, porém não se aplica aos serviços de saúde para a campanha de vacinação, que se dará nos dois horários. Isso é muito importante frisar”, explicou ela.
Os locais de vacinação em Várzea Grande acontecem em 17 unidades de saúde e duas unidades escolares: Confira os locais.
· Clínica de Atenção Dr. Moacir Dellanes – Jardim Glória;
· Clínica de Atenção Miguel Baracat – 24 de Dezembro;
· Clínica de Atenção Arminda Sato (Marajoara);
· Clínica de Atenção Vitor Marques (Cristo Rei);
· Clínica de Atenção Dr. Lucilo Freitas (Parque do Lago);
· ESF Manoel Bernado de Barros (Unipark);
· ESF Maria Galdina da Silva (Vila Arthur);
· ESF Margarida Pereira Tavares (Manaira);
· ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);
· ESF Binoca Maria da Costa (Manga);
· ESF Lurico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);
· ESF Celestina Gomes Coelho (Água Vermelha);
· CS – Laurentino Paulo Serqueira (Água Limpa);
· CS – Jardim Imperial;
· CS – Cohab Cristo Rei;
· CS – Nossa Senhora da Guia;
· CS Celina Batista Dantas (Ouro Verde);
Duas unidades escolares:
· CMEI Albella Curvo de Moraes (Bairro Mapim);
· EMEB – Maria Pedrosa de Miranda (Jardim Petrópolis).