Com a volta da Libertadores definida para o dia 15 de setembro, as ligas nacionais da América do Sul se apressam para retomar seus torneios antes da data e dar ritmo aos seus representantes na competição continental. Nesta semana, Uruguai, Peru e Equador definiram quando regressarão.

Dos 10 membros da Conmebol, apenas o Paraguai está com seu principal campeonato nacional em disputa. No Brasil, os Estaduais retornaram, mas o Campeonato Brasileiro será retomado apenas no dia 8 de agosto. Confira a situação de cada país do continente.

Paraguai

O Apertura do Campeonato Paraguaio voltou no último dia 21 de julho, e desde então duas rodadas foram disputadas. Guaraní-PAR (no grupo do Palmeiras), Olimpia (no grupo do Santos) e Libertad estão na Libertadores.

Uruguai

Na última quarta-feira, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) confirmou as datas e horários para a volta do campeonato da primeira divisão. O Apertura será retomado com Rentistas x Liverpool-URU, no dia 8 de agosto, às 9h45. No domingo, dia 9, às 15h, Nacional e Peñarol fazem clássico no Centenario.

Nesta quinta, a AUF iniciou uma série de testes aleatórios por todas as equipes. Entre sete e 10 jogadores por time serão testados. A competição foi paralisada após a disputa de três rodadas. Nacional-URU e Peñarol (no grupo do Athletico-PR) estão na Libertadores.

Peru

Na última terça-feira, a Liga Peruana definiu as datas e horários para a volta do Apertura do Campeonato Peruano. O torneio será retomado no dia 7 de agosto, com Academia Cantolao x Universitario, às 20h.

Todos os jogos serão em Lima, em quatro estádios diferentes. Partidas também serão disputadas em alguns centros de treinamento, como o da Federação Peruana de Futebol. O Apertura foi paralisado após seis rodadas disputadas e será finalizado.

Binacional (grupo do São Paulo) e Alianza Lima estão na Libertadores.

Equador

A Liga Pro, que organiza o Campeonato Equatoriano, anunciou uma previsão para a volta do torneio no dia 15 de agosto. No entanto, a entidade deixa claro que a data só será cumprida caso a situação epidemiológica do país esteja favorável.

No último dia 22, Barcelona-EQU e Guayaquil City fizeram um amistoso no Monumental com os protocolos aprovados para o retorno do futebol. LDU e Independiente del Valle devem se enfrentar no próximo dia 5 de agosto.

O campeonato foi paralisado durante a disputa da quinta rodada. Independiente del Valle (grupo do Flamengo), Barcelona (grupo do Flamengo), LDU (grupo do São Paulo) e Delfín (grupo do Santos) estão na Libertadores.

Funcionário desinfeta bola em amistoso entre Barcelona e Guayaquil: jogo testou protocolo para volta do futebol no Equador — Foto: Divulgação/Barcelona-EQU

Funcionário desinfeta bola em amistoso entre Barcelona e Guayaquil: jogo testou protocolo para volta do futebol no Equador — Foto: Divulgação/Barcelona-EQU

Colômbia

A Dimayor, liga que organiza as duas primeiras divisões na Colômbia, emitiu um comunicado no qual reitera a intenção de todos os clubes de voltar às competições. As equipes do país retomaram os treinos nesta semana. A intenção é que o Apertura seja retomado na primeira semana de setembro.

Ao jornal “El Tiempo”, o ministro do Esporte da Colômbia, Ernesto Lucena, deu sinal positivo para a previsão. Os clubes devem fazer amistosos na última semana de agosto.

Chile

A Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) do Chile passou por eleições nesta quinta-feira e tem um novo presidente: Pablo Milad. Com novo comando, o planejamento para a volta do futebol no país deve caminhar. Em sua posse, Milad foi otimista e disse que quer a retomada do Campeonato Chileno no dia 14 de agosto.

Os clubes no país retomaram os treinamentos e passaram por testes de coronavírus. Na última bateria, de 403 exames em 27 clubes das duas primeiras divisões, foram 18 resultados positivos.

Pablo Milad, novo presidente da ANFP, prevê volta no dia 14 de agosto — Foto: Divulgação/ANFP

O Chileno foi paralisado durante a oitava rodada. Colo-Colo (grupo do Athletico-PR) e Universidad Católica (grupo do Grêmio) estão na Libertadores.

Venezuela

Representantes da Federação Venezuelana de Futebol e dos clubes se reuniram na última quarta-feira e definiram o rumo das duas primeiras divisões do país. Não foi divulgada uma data, mas a previsão pe que o Campeonato Venezuelano volte na última semana de agosto.

A liga teve seis rodadas disputadas, mas sua conclusão terá novo formato: as 19 equipes serão divididas em três grupos, com três sedes distintas no país. Estudiantes de Mérida e Caracas estão na Libertadores.

Reunião na Federação Venezuelana na última quarta definiu novo formato e prevê volta do futebol no fim de agosto — Foto: Divulgação/FVF

Reunião na Federação Venezuelana na última quarta definiu novo formato e prevê volta do futebol no fim de agosto — Foto: Divulgação/FVF

Argentina

O futebol na Argentina tem situação indefinida. Nesta sexta, o ministro da Saúde, Ginés González García, se reuniria com o ministro do Esporte, Matías Lammens (ex-presidente do San Lorenzo) e com o presidente da AFA, Claudio Tapia, mas cancelou a reunião.

A previsão inicial era a de que os clubes teriam liberação para a volta aos treinos a partir do dia 10 de agosto, com o Campeoanto Argentino da próxima temporada iniciando no dia 27 de setembro, após a retomada da Libertadores. No entanto, não há definição. O técnico do River Plate, Marcelo Gallardo, se mostrou insatisfeito.

– Não se aguenta mais o tema. Teria que ter tratado de iniciar pelo menos alguma conversa, e não essa incerteza total da casa mãe do nosso futebol (AFA). Temos o desejo de poder nos ativar aos poucos e sabendo dos cuidados. Eu não quero romper a quarentena, comer um churrasco com os amigos. Quero fazer só o meu trabalho, com os protocolos necessários – comentou Gallardo.

As viagens das equipes argentinas na Libertadores foram abordadas até pelo presidente do país. Alberto Fernández pediu cuidado para os clubes que cruzarem a fronteira com o Brasil.

Tigre (grupo do São Paulo), River Plate (grupo do São Paulo), Racing, Defensa y Justicia (grupo do Santos) e Boca Juniors estão na Libertadores.

Bolívia

Outro país ainda sem previsão de volta para o futebol é a Bolívia. O presidente da federação local, César Salinas, morreu no último dia 19, vítima de complicações causadas pelo coronavírus. O vice Marcos Rodríguez assumiu no dia 23.

Apenas no último dia 25 foi aprovado o protocolo médico para a volta dos treinos e jogos do Campeonato Boliviano. O Apertura foi paralisado na 12ª rodada. Bolívar (grupo do Palmeiras) e Jorge Wilstermann (grupo do Athletico-PR) estão na Libertadores. (Globo Esporte)