Desde que vim ao mundo, e tomei o conhecimento das coisas e dos fatos, para mim Pelé sempre foi o rei do futebol mundial. Pode até não ser um pai que não reconheceu a filha fora do casamento, mas o mundo inteiro o ama pela sua façanha com a bola no pé. Poupando desse fato familiar, Edson Arantes do Nascimento, 80 anos atualmente, fez conforme dados de sumulas e documentos fotografados, escritos e filmados, 1.284 gols, sejam oficiais em campeonatos ou amistosos e turnês pelo mundo. Nisso eu tenho maior respeito pelo rei desse esporte.

Leia Também:

– Cuiabá e o segredo para se manter na Elite do futebol brasileiro

– Calendário do Futebol de MT inicia no segundo semestre para algumas emissoras de rádio

– Quanto vale um passe de um técnico?

– Um Mato-grossense segue vivo na Copa Verde

– Escassez de craques no futebol interno de Mato Grosso

– Cuiabá evolui a cada temporada!

O que me deixa muito indignado é saber que a FIFA – Federação Internacional de Futebol Associado, reconhece apenas 762 gols de Pele. Segundo os “especialistas”, só são reconhecidos os jogos oficiais, nada de amistosos ou turnês, coisa que era comum os clubes realizarem nos anos 60, 70 até inicio dos anos 80. Para mim, se naquela época já existiam filmadoras, jornais e outros meios de noticiários, deveriam ao menos reconhecer o que foi registrado de fato pelo jornalismo da época.

A momentos que eu mesmo acredito numa certa vingança por parte da cúpula do atual presidente da FIFA, Gianni Infantino, em beneficiar os clubes e até seleções europeias. Nesta semana, o atacante Cristiano Ronaldo português de 36 anos, jogador da Juventus, marcou o gol de número 763, ultrapassando Pelé em gols oficiais, e também e tentos marcados pela seleção de Portugal, sendo 77 do rei contra 102 de CR7.

Agora para endeusar mais o português, só falta ganhar 3 copas do mundo. Bom, até em termos de argumentos, para uns e para outros, quem ganha uma Copa do Mundo nem sempre pode ser considerado melhor do mundo. Reconheço que nosso futebol estagnou e não evoluiu, que os craques das nossas bases são apenas materiais brutos aguardando serem lapidados. Evidente que vivemos de feitos passados, mas, por que e para que, não reconhecer jogos amistosos, que até antes eram reconhecidos como oficiais? Por que não realizar uma outra análise? Existem dúvidas que ainda não estão especificadas pelos estatísticos do futebol mundial.

Não sei qual é a politica que gere a atual federação do futebol mundial. Mas de fato acredito que há um certo preconceito por parte dela, não só com os brasileiros, mas com o resto da América Latina. Por mim, apesar dos pesares, Pelé continua rei, e o CR7 um mero candidato a príncipe do futebol mundial (Apesar que na atualidade o Cristiano Ronaldo é o melhor).

De fato, poderíamos questionar também os gols de Zico e Romário, que ainda de acordo com a entidade mundial, assim como Pelé, são contagens pessoais, porém subtraídos dos não oficiais que a própria FIFA oficializou. Ora veja o contra ponto, a FIFA existe há mais de 100 anos, onde ela estava que não reconheceu esses artilheiros? É um assunto que vai gerar muita discussão entre saudosistas e Nutellas.

A verdade é que a contagem, e falta de informações disponíveis, são uma grande zona! Naquela época não havia calendário da FIFA, o que de uma década pra cá passou a existir. E sem o calendário, era comum ter amistosos e turnês de preparação para os campeonatos. Hoje tem que comunicar a entidade mundial. Por isso os gols de Pelé estão guardados na memoria dos torcedores brasileiros e mundiais, e isso nem o tempo vai apagar. Assim como os de Cristiano Ronaldo estão sendo testemunhados nessa época.

*IGOR GABRIEL MARQUES  é jornalista, radialista, locutor esportivo e mestre de cerimônia;  mora em Várzea Grande e milita há anos no esporte de Mato Grosso.

CONTATO:                     www.facebook.com/igor.gabriel.7568 

Instagram:                     www.instagram.com/igorgms1987/

Blog do Igor Gabriel:    https://igorgabriellocutoresportivo.blogspot.com/