Muitos indivíduos desejam obter novos hábitos para suas vidas. Adquirir hábitos nem sempre é tão fácil como parece, mas entendo que seja fundamental para que tenhamos uma vida sustentável.

 

Adquirir hábitos ruins ou negativos é tão simples que não requer nenhum esforço da nossa parte, basta apenas não fazer nada, por exemplo, o hábito de dormir exageradamente, não precisa de empenho do ser humano, de igual modo, o hábito de não gostar de trabalhar. Perceba que a inércia do ser humano desencadeia um hábito negativo.

Leia Também:

– Diga “não”!

– Dê o seu melhor

– Uma mente veloz

– Cuidado com o orgulho!

– Como melhorar a concentração?

– Não pare!

– O melhor seguro de vida

– Ninguém foge de Deus

– Inteligência emocional

– Série Governantes: Faça a sua parte!

-Trabalho remoto com Alta Performance

-Afirmação e reafirmação

-Sucesso consistente

-A melhor oportunidade

-Não durma no ponto

-Quem é você?

-I have a dream

-O futuro sem temor

-Ser grato

-Treino é treino, jogo é jogo

-Produza frutos

-Olhe de outra forma

-Eu consigo falar em público

-Vença a tensão

-A possibilidade da reconstrução

-Faça o que precisa ser feito

-Seja um tijolo em construção

-Comportamento motivacional

-Você é insubstituível
-O que você quer que eu lhe faça?
-A picada da cobra
-Lei da ação versus reação

-O que você quer que eu lhe faça?

-Efeito pigmaleão

 

Por outro lado, adquirir bons ou positivos hábitos, isto é, aqueles que proporcionam desenvolvimento e crescimento para as nossas vidas, requerem mais esforços, como por exemplo, ter que se dedicar diariamente aos estudos, pelo menos seis horas. É preciso ter muita força de vontade, persistência, foco, com vistas a atingir os objetivos e propósitos traçados.

 

Na sua vida, você tem adquirido muitos hábitos? Esses hábitos são mais positivos do que os negativos? Qual é a sua maior dificuldade para adquirir um hábito positivo? Adquirir um hábito positivo lhe proporciona mais satisfação na vida?

O pontapé inicial para ter um bom hábito é a utilização do nosso livre arbítrio, ou seja, a atuação do “nosso eu”, com intuito de querer adquirir um hábito.

 

É necessário que todos os dias nos esforcemos, mentalizemos, dediquemos, estudemos, trabalhemos com vontade na aquisição do hábito, para que assim ele se torne uma realidade em nossas vidas.

 

Para ter um novo hábito, lembre-se que são indispensáveis esforços da sua parte. Em algumas situações, você terá que abdicar de certas atividades e tarefas ou, quem sabe, cortar horas de lazer. Pode ser que um novo hábito, no início, seja amargo como uma rúcula, mas com a nossa persistência, poderá se tornar doce como mel.

 

Quanto tempo é necessário para adquirir um bom hábito? Essa é a resposta que muitos desejam saber. Para início de conversa, é importante entender que cada pessoa é distinta da outra, pois fomos feitos de forma singular, em outras palavras, a quantidade de dias necessários para adquirir um hábito de José nem sempre será igual a de Maria, uma vez que são seres humanos diferentes.

 

Uma pesquisa muito antiga afirma que para se adquirir um novo hábito são necessários 21 dias praticando a mesma atividade, com foco, dedicação e muita persistência. Essa tese foi defendida pelo cirurgião plástico americano Maxwell Maltz em meados da década de 1960.  Outra pesquisa indica que são necessários em média 66 dias para conseguir um novo hábito, conforme estudos da European Journal of Social Psychology.

 

Eu não tenho uma pesquisa pronta como esses estudos, mas com base em minhas observações, entendo que se o indivíduo conseguir permanecer disciplinado, focado e persistência, dando um passo de cada vez, em 90 dias ela obterá um hábito positivo e duradouro.

 

Os 90 dias ou 03 meses, que na minha concepção lhe garantirá um hábito excelente, é com baseado no equilíbrio e racionalidade.

 

Esses dias são necessários para que possamos desenvolver rotinas, metodologias e modelos de trabalho. A nossa vida é recheada de métodos, como por exemplo, para escovar os dentes: você precisa tirar a tampa da pasta, passar na escova, molhar a pasta, escovar os dentes levemente etc. Hoje isso está no seu piloto automático cerebral, pois no passado foi ensinado e repetido diversas vezes. É assim que nascerá novos hábitos na sua vida!

 

Vale ressaltar que os dias estipulados para aquisição de um novo hábito, serve também para desaprender ou perder um hábito, tanto positivo como negativo. Se você praticava atividades físicas todos os dias, ao ficar esse período sem exercitar, logo, perderá o hábito, e terá que se organizar e reaprender para adquiri-lo novamente. Mark Twain foi feliz ao afirmar: “A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau”.

 

Enfim, ao adquirir um bom hábito, você não precisará de mais esforços para fazê-lo ou executado na sua rotina, uma vez que ao praticá-lo, você terá prazer. O fato interessante é que isso entra na sua reprogramação mental, como também em um estado de piloto automático.

 

O que era difícil e amargo no início da jornada, se tornará delicioso e doce, ao final dos dias propostos e pactuados.

 

Que tal começar adquirir bons hábitos hoje?

*FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA   é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT.   Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”,  “A arte de ser feliz”  e  “Singularidade”.

INSTAGRAM:            @francisneyliberato

CONTATO:                    fawww.facebook.com/profile.php?id=100004779404481

SITE:                          www.francisney.com.br