Depois da primeira etapa em que 150 novos presidentes de associações de bairros foram eleitos ou aclamados, a União Cuiabana de Associações de Moradores de bairros (Ucamb) faz neste domingo a última etapa da maior eleição comunitária da história de Mato Grosso, finalizando o processo eleitoral com a região Oeste.
Leia Também:
-Eleições nos bairros foram um sucesso e participação dos moradores superou às expectativas
-Quem deseja disputar eleições de associações de bairros só tem até dia 15 para se inscrever
-Câmara de Várzea Grande homenageia coordenadora de “escola pública” que deu certo em Cuiabá
O evento começa nos 34 locais de votação a partir das 8 horas até às 17 horas, com anúncio do fim da votação, apuração e posse dos eleitos. Como fez durante mais de 70 dias desde o lançamento do pleito, a Ucamb voltou a orientar candidatos, mesários e delegados para que as eleições sejam harmoniosas e que ase faça valer, sem pressão, falhas ou pressões, a vontade dos moradores de cada bairros.
“Entendemos que em alguns bairros ou locais de votação, os ânimos se acirrem, por isso recomendamos equilíbrio para que prevaleça a soberania dos eleitores”, disse Édio Martins, presidente da Ucamb. Ele voltou a afirmar que a Ucamb não é responsável pela lista dos votantes, mas lembrou que as regras eleitorais, conforme o regimento, é que vale.
Em outras palavras, para todos os casos, apenas eleitores que estão na lista estão aptos a votar.
Eleições em análise
Novas eleições nos bairros CPA, Jardim Vitória e Grande Terceiro, que
tiveram problemas no domingo passado, podem ocorrer até o dia 10 de dezembro próximo, segundo a Ucamb.
A comissão eleitoral ainda está avaliando e examinando relatório, documentos e depoimentos para decidir se valem os votos ou se serão feitas novas eleições nesses bairros. Do universo de 150 locais de votação, apenas nesses três bairros houve problemas, uma média de menos de 2% das ocorrências.