A tevê da Assembleia Legislativa (TVAL) transmitiu ao vivo o “aulão” conduzido pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB) na noite de quinta-feira (31), com duração de uma hora, a 280 estudantes do ensino médio da rede pública estadual, com o intuito de auxiliá-los na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A aula será reprisada nesta sexta-feira (1), a partir das 18 horas, e no sábado (2), a partir das 16 horas.
O exame do governo federal, que serve de critério para ingresso ao ensino superior, será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.
Com experiência superior a 20 anos em sala de aula, Wilson Santos abordou 14 temas que poderão ser cobrados na prova do governo federal, seja em questões de múltipla escolha ou como tema a ser cobrado na prova de redação.
Os temas abordados foram crise migratória, privacidade na internet e uso de dados de usuários, corrupção, questão indígena, reforma da previdência, intolerância racial, sexual e religiosa, bullying, Brexit, crise dos refugiados, crise na Venezuela, fake news, meio ambiente, retorno das antigas doenças consideradas extintas e educação inclusiva.
Os candidatos à prova do Enem ainda puderam acompanhar uma aula de construção de texto dissertativo-argumentativo com o professor de língua portuguesa Sérgio Cintra.
No total, participaram 280 estudantes do ensino médio, sendo três escolas estaduais de Cuiabá e três de Várzea Grande. Trata-se das seguintes instituições de ensino: José Leite de Moraes, Dunga Rodrigues e Irene Gomes de Arruda (Várzea Grande) e Dione Augusta, Estevão Alves Correia e Rubens de Mendonça (Cuiabá).