Do R7
O governador Mauro Mendes (União Brasil) lidera a disputa ao Governo de Mato Grosso com 62% das intenções de voto no cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados), segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (22).
Na sequência, vêm Marcia Pinheiro (PV), com 17%, Pastor Marcos Ritela (PTB), com 5%, e Moisés Franz (PSOL), com 1%. Brancos e nulos somaram 8%, e não sabe/não respondeu, 7%.
Segundo o instituto, Mauro Mendes tem 73% dos votos válidos, o que daria a vitória a ele no primeiro turno.
Para vencer a eleição no primeiro turno, um candidato necessita de 50% dos votos válidos (descartados brancos e nulos) mais um. Marcia Pinheiro tem 20% dos válidos, Pastor Marcos Ritela, 6%, e Moisés Franz, 1%.
O levantamento, encomendado pela Record TV, ouviu mil pessoas entre os dias 20 e 21 de setembro e tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-09789/2022.
Rejeição
Marcia Pinheiro lidera a rejeição dos eleitores. De acordo com o Real Time Big Data, 39% dos entrevistados disseram que não votariam nela de jeito nenhum.
Em seguida, aparecem Pastor Marcos Ritela, com 35% de rejeição, Moisés Franz, com 34%, e Mauro Mendes, com 27%. Os entrevistados podiam citar mais de um candidato.
O governador Mauro Mendes é aprovado por 67% dos eleitores e reprovado por 26%, e 7% não souberam/não responderam.
O governo foi considerado ótimo por 14%, bom por 39%, regular por 31%, ruim por 7%, péssimo por 3%, e outros 6% não souberam/não responderam.
Na disputa pelo Senado, Wellington Fagundes (PL), que tenta a reeleição ao cargo, lidera, com 43% das intenções de voto, seguido de Neri (PP), com 15%.