Um tumulto do lado de fora de um estádio de futebol causou um cenário de horror no Iraque. Dezenas de pessoas se machucaram. Uma delas morreu. Nesta quinta-feira (19), os iraquianos encaram Omã, às 19h, pela final da Copa do Golfo.

A final, que levava muita expectativa, reuniu diversos torcedores sem torcedores na frente do portão do estádio de Basra, durante a madrugada desta quinta. Os espectadores tinham esperança de conseguir entrar no palco da partida para conseguir acompanhar a decisão. Contudo, a tentativa de entrar no local acabou criando um verdadeiro tumulto.

“Há uma morte e dezenas de pessoas levemente feridas”, disse uma fonte médica no local, que pediu anonimato.

De acordo com um responsável pelo evento, a multidão se devia a “um grande número de torcedores, particularmente pessoas sem ingressos, que se juntaram desde a manhã e tentaram entrar” no estádio. Aliás, o tumulto aconteceu com os portões já fechados. Após alguns minutos, era possível ouvir barulhos de sirenes e várias ambulâncias chegando no local.

O Exército iraquiano pediu, em nota, que os cidadãos “respeitem as instruções” relativas à segurança no acesso aos estádios, para “encerrar o campeonato de forma civilizada e que honre o Iraque”.

O torneio reúne oito países (Iraque, Kuwait, Omã, Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Iêmen e Emirados Árabes Unidos). Assim, o Iraque conseguiu se classificar para a final, que será disputada nesta quinta-feira contra Omã. (Jogada 10)