O empate de 0 a 0 entre Portuguesa e Boavista nesta sexta-feira, no estádio Luso Brasileiro, na zona norte do Rio, garantiu ao Flamengo o primeiro lugar do Grupo A da Taça Rio, com antecipação. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Bangu na noite anterior, o time de Jorge Jesus chegou a 12 pontos, de modo que não pode ser mais ultrapassado pelo Boavista, segundo colocado da chave com 7 pontos.

O Flamengo está em ótima fase, foi campeão da Taça Guanabara e é forte candidato à conquista da Taça Rio. Na última quinta, ao vencer o Bangu a equipe rubro-negra garantiu uma vaga na semifinal do turno e alcançou a liderança da classificação geral da campeonato, com 25 pontos, um a mais que o Fluminense, que tem um jogo a menos.

No grupo B ainda não estão definidos os semifinalistas, até o momento Fluminense, com 9 pontos, e o Madureira, com 6, ocupam as primeiras posições e, se a fase terminasse agora, estariam classificados. No entanto, restam duas rodadas para essas equipes e elas são seguidas por Volta Redonda, com 4 pontos, Macaé, com 3, e Vasco, que tem chances remotas de classificação, com 2 pontos.

O bom desempenho do Flamengo torna possível, inclusive, a conquista antecipada do Campeonato Carioca. Para isso, terá de se manter na liderança geral do Carioca e vencer a Taça Rio. De modo, que não vai precisaria disputar as finais para garantir o título. Caso outra equipe vença a Taça Rio, a decisão do Carioca será entre os dois campeões dos turnos. (Globo Esporte)