O Santos entra em campo nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), para enfrentar o Bahia pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clima no elenco, no entanto, não é nada saudável nos bastidores do clube. O afastamento do zagueiro Eduardo Bauermann e a reunião do presidente Andres Rueda com o grupo de jogadores afetaram o emocional de todos no CT Rei Pelé.
Munido das informações do Ministério Público de Goiás, o Santos se reuniu na manhã da última terça-feira com Bauermann e seu advogado e comunicou o afastamento do atleta por tempo indeterminado.
Terminada a reunião, o presidente Andres Rueda convocou todo o elenco para uma conversa no auditório do CT Rei Pelé, explicou o caso a todos e justificou a decisão pelo afastamento de Bauermann. Neste encontro, o cartola pediu discernimento aos atletas caso o fato se repita, ofereceu assistência jurídica e deixou claro que o clube não tolera desvios éticos.
Internamente, o clima foi de surpresa. Titular da zaga do Santos desde o ano passado, Bauermann tinha uma imagem de liderança e de credibilidade com todos. Funcionários, atletas e membros da comissão técnica ficaram incrédulos, e segundo fontes ouvidas pelo ge, o zagueiro Messias foi um dos mais afetados. Os dois jogaram juntos no América-MG.
Em abril deste ano, quando o celular de Eduardo Bauermann foi apreendido, a diretoria ouviu o atleta e optou dar um voto de confiança. Por isso, o zagueiro se manteve treinando com o elenco e participando normalmente dos jogos na Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
Ainda pela manhã, o técnico Odair Hellmann comandou a última atividade antes do jogo desta noite com o Bahia. O treino foi leve, com uma intensidade menor do que a comum, e o clima foi de silêncio, bem diferente do habitual.
Pela tarde, o Santos enviou um e-mail interno aos seus funcionários e atletas com informações sobre manipulação de resultados e manipulação em ações no jogo, como cartões amarelos, cartões vermelhos e número de escanteios. Orientações sobre como agir e quem procurar em casos parecidos também foram dadas.
Com quatro pontos ganhos no Brasileirão e próximo da zona do rebaixamento, o Peixe vai a campo nesta noite em busca de sua segunda vitória na Série A. (GE)