Trinta e dois presos da Cadeia Pública de Barra do Garças (MT) foram diagnosticados com coronavírus (Covid-19) após uma testagem em massa na unidade, com resultado divulgado nessa segunda-feira (1º).

A cadeia foi interditada na última quinta-feira (28) após um dos detentos testar positivo para a Covid-19. Outros 44 presos estavam com suspeita da doença e realizaram exames de RT-PCR para a confirmação, mas 32 testaram positivo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), a unidade comporta 114 presos.

Os 32 foram isolados dos demais, já receberam medicação prescrita por equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde, conforme protocolo adotado em casos de sintomas leves.

A unidade foi parcialmente interditada. Com isso, a Cadeia Pública de Barra do Garças não poderá receber novos presos pelo período de 15 dias. Nesta segunda-feira foi feita também a desinfecção do local pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Além de uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem que atuam na unidade, a Secretaria Municipal de Saúde está dando apoio com equipe de saúde e medicamentos. A unidade também liberou a entrega de medicamentos por familiares todos os dias.

O governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), enviou até o momento 125 testes rápidos para auxiliar na testagem dos demais reeducandos.

O detento de 25 anos que contraiu a doença havia recém-chegado na unidade e estava isolado. Ele apresentou sintomas no 3º dia de isolamento e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

De acordo com a Sesp, além dos sintomas gripais, com falta de ar,ele está sendo monitorado e não precisou de internação.