Trinta e dois jacarés foram encontrados mortos e sem rabo na semana passada no Pantanal, nas regiões do Corixo do Leme, em Barão de Melgaço (109 km de Cuiabá) e na Ilha do Piraim, na divisa do município com Poconé (104 km de Cuiabá). Em junho nove jacarés foram encontrados mortos no mesmo estado.
Os jacarés estavam todos sem o rabo e virados com a barriga para cima. A suspeita é que os animais tenham sido abatidos para retirada do filé que fica na região do rabo.
Imagens registradas no dia 1° de outubro pela consultora de turismo Camila Sacal, que estava trabalhando na região mostra os animais mortos em diversos pontos de rios e Baías da região Pantaneira.
Nas imagens Camila chega a dizer “olha a quantidade de jacaré gente, olha isso, tudo morto e sem rabo, isso por todo o Pantanal”.
Em nota a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) informou que já foi aberta uma investigação para apuar o caso. No dia 29 de setembro uma equipe de Fiscalização de Fauna esteve no Corixo do Leme, que dá acesso à Baía Siá Mariana, para verificar denúncias sobre a morte de jacarés.
“As ações de fiscalização nas Baías Siá Mariana e Chacororé ocorrem de forma permanente como forma de coibir a caça e pesca predatória. A caça de animais silvestres é proibida por lei e tem como punição multa, apreensão de equipamentos e veículos e condução dos autores à delegacia”, diz trecho da nota.
Proprietários de pousadas e moradores da região informaram que os animais tinham sido abatidos alguns dias antes da vistoria, o que impossibilitou o reconhecimento dos autores do crime.
Os moradores foram orientados pela equipe da Sema para que comuniquem imediatamente à pasta caso verifiquem alguma atitude suspeita ou prática de crimes ambientais, possibilitando que os infratores possam ser autuados de forma imediata.