O medo, geralmente, é ausência de conhecimento sobre algo. Para quem pretende fazer uma prova esperada, é necessário espantar o medo ganhando experiência, por meio da prática, na realização de provas reais.

No universo de estudos para concurso público, existem algumas pessoas com perfis perfeccionistas, que acabam por querer dominar todo o conteúdo das disciplinas. Nós sabemos que isso é quase impossível de ser concretizado.

Isso é um erro muito comum, que deve ser evitado, pois jamais teremos conhecimento de todos os assuntos em profundidade. Por mais que se esforce e estude bastante, ainda assim é pouco para ter a plena capacidade de dominar todas as disciplinas.

Leia Também:

– E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

– O choro  é temporário

– Não se aborreça!

– Liderança de fato e de direito

– A bondade é eterna!

– A nossa natureza

– A seleção do líder

– Um Deus pessoal 

– Mural da Distração!

– Aprenda com os macacos

– Técnica da Imaginação

– Diga não!

– Lançamento do novo livro: Ansiedade – Como gerenciar e superar os pensamentos sabotadores

– Faça compromisso!

– Dê-me os gigantes

 

– Lançamento do novo livro: Ansiedade – Como gerenciar e superar os pensamentos sabotadores

– Estude com discrição

– A arquitetura de Deus

– Reconstruindo a visão

– Treinar é necessário

– Como manter a motivação nos estudos?

– As consequências do pecado

– Perdoe os outros

– Qeum irá?

– Tenha coragem!

– Sofra as penalidades
– Será que existe sorte?

– Foco!
– Mudando a comunicação com a neurolinguística

– A preocupação de Deus

– Mural de distração

– Oportunidades!

– Seja ensinável

– Vale a pena ficar na zona de conforto?

– Desceu porque quis

– Um novo hábito!

– Diga “não”!

– Dê o seu melhor

– Uma mente veloz

– Cuidado com o orgulho!

– Como melhorar a concentração?

– Não pare!

– O melhor seguro de vida

– Ninguém foge de Deus

– Inteligência emocional

– Série Governantes: Faça a sua parte!

-Trabalho remoto com Alta Performance

-Afirmação e reafirmação

-Sucesso consistente

-A melhor oportunidade

-Não durma no ponto

-Quem é você?

-I have a dream

-O futuro sem temor

-Ser grato

-Treino é treino, jogo é jogo

-Produza frutos

-Olhe de outra forma

-Eu consigo falar em público

-Vença a tensão

-A possibilidade da reconstrução

-Faça o que precisa ser feito

-Seja um tijolo em construção

-Comportamento motivacional

-Você é insubstituível
-O que você quer que eu lhe faça?
-A picada da cobra
-Lei da ação versus reação

-O que você quer que eu lhe faça?

-Efeito pigmaleão

No futebol ainda se diz: “o jogador está sem ritmo de jogo”, ou seja, o atleta não está sincronizado, não está no mesmo ritmo dos demais

Creio que devemos renunciar a essa ânsia e necessidade de ser perfeito em tudo, pois o concurseiro que age dessa maneira encontra sérios problemas e dificuldades para superar as suas falhas e as não aprovações, gerando estresse, raiva, descontrole, nervosismo exagerado. Isso requer muito treino e uma busca incessante de tranquilidade, já que ninguém sabe de tudo.

Estudar em casa, na biblioteca ou em outro lugar, com tranquilidade e tempo de sobra, é uma realidade bem diferente do momento da realização de uma prova. Estudar é um treino constante e crescente e a pressão intelectual e emocional entre ambos é discrepante.

Por isso, no meio futebolístico, existe um adágio que diz: “treino é treino, jogo é jogo”. Pois treinar é mais tranquilo; já jogar é bem diferente, pois envolve pressão e cobrança de resultados.

No futebol ainda se diz: “o jogador está sem ritmo de jogo”, ou seja, o atleta não está sincronizado, não está no mesmo ritmo dos demais jogadores, assim, não basta treinar, é necessário jogar.

Ao buscar a aprovação em concursos públicos, não basta apenas ficar no treino, isto é, nos estudos. Deve-se jogar, fazer provas reais, para ganhar ritmo de jogo, similar aos enunciados dos bordões de futebol anteriormente citados.

Treinar é muito importante. Você deve estudar o máximo que puder, todavia, não deixe de fazer provas, para que você possa ganhar experiência, estratégia e ritmo.

Alguns concurseiros podem pensar que fazendo apenas simulados não precisarão fazer provas. Ledo engano: apesar de ser extremamente importante e essencial o simulado, ele não lhe retira da zona de conforto; e não lhe permite se acostumar com as imprevisibilidades. Ao fazer uma prova real, você treinará também todas as circunstâncias que porventura forem desfavoráveis e se adaptará a elas, sem contar que tornará o ambiente de provas uma coisa real, algo natural, eliminando as pressões sabotadoras.

Vamos imaginar que você esteja estudando para um concurso da área de fiscal: mesmo não estando preparado para o próximo certame, você deve fazer a prova para aprender a jogar e ganhar ritmo de jogo. E se a prova for de outra área, como, por exemplo, uma prova de analista administrativo, não há problemas, é melhor jogar, isto é, fazer a prova.

Mesmo que, por óbvio, você não consiga ser aprovado no certame, já que para tal não estava preparado ou era de outra área, o mais importante nesse aspecto é a busca da experiência de jogo. Por saber disso antecipadamente, é claro que você pode preparar a sua mente e a sua emoção para não ficar triste pelo provável não alcance de notas satisfatórias.

Treino é treino, jogo é jogo. Ganhe experiência, prática, ritmo de provas, uma vez que isso lhe ajudará a obter excelentes ganhos na carreira de concurseiro. Aparecendo oportunidades de provas, não hesite em fazer os testes.

 

*FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA   é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT.   Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”,  “A arte de ser feliz”;  “Singularidade”; “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”,   “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium” e “Inteligência emocional”.  

INSTAGRAM:          @francisneyliberato

CONTATO:      fawww.facebook.com/profile.php?id=100004779404481

SITE:                        www.francisney.com.br