“A engenharia Clínica e as novas oportunidades” foi um dos temas destacados durante o treinamento sobre “As Engenharias nos Hospitais”, realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), junto com a equipe que compõe o Programa de Fiscalização Integrada e ministrado pelo engenheiro de produção mecânica e especialista em Clinica do Crea São Paulo, Rodolfo More, quarta-feira, 28 de agosto, no plenária do Crea Mato Grosso.
“O Conselho, por meio da Fiscalização Preventiva Integrada, a FPI, vem desenvolvendo essas ações há 20 anos. Nessas duas décadas, tivemos momentos de mais efetividades e parcerias de ações conjuntas. Por mais que a gente vem sendo ameaçado pela PEC 108/2019, o conselho ainda tem merecido um respeito grande por parte da sociedade, que se existe alguma dúvida nos procura para darmos a nossa opinião a respeito de assuntos ligados à engenharia”, detalhou o presidente do Regional Mato-grossense.
Ainda de acordo com o presidente do Crea-MT, o trabalho em parceria entre Crea-MT, vários conselhos de profissões e órgãos públicos tem resultado em respeitabilidade, através de relatos e encaminhamentos que estão sendo feitos. Por tanto, é uma ação que pretende incrementar, fazendo com que ele seja ativo, até porque os conselhos precisam ser ainda mais vistos pela sociedade, uma boa parte dela não consegue saber qual a função e os benefícios desse órgão, por isso é preciso expor nossos trabalhos.
Durante o encontro foi explanado sobre a Engenharia Biomateriais, que agrega engenharia de reabilitação, clínica, instrumentação biomédica, diagnósticos e análises, informática médica e bioengenharia. O evento exibiu a história da engenharia Clínica, na década de 40, nos Estados Unidos, com a criação de um curso de manutenção de equipamentos médicos, com duração de 12 semanas, oferecido pelas Forças Armadas. O curso deu origem a uma escola de manutenção de equipamentos médicos do Exército na cidade de Denver, Colorado e na ala de treinamento da Força Aérea na base aérea de Sheppard no Texas.
Grande incorporação tecnológica atrelada a carência de documentação de operação e manutenção e como estabelecer a segurança sem mecanismos regulatórios de controle e sem base normativa para tal regulação, além da aplicação dos princípios de engenharia e habilidades gerenciais na área de saúde, foram outros pontos apresentados pelo engenheiro de produção mecânica e especialista em engenharia clínica do Crea São Paulo, Rodolfo More.
“ A ideia da palestra é trazer uma visão do que é a prática da engenharia dentro dos hospitais, e quais estão presentes dentro das unidades de saúde. Tentar mostrar para os profissionais de outras áreas a importância dessas engenharias nesse setor, mostrando a importâncias que outro órgão tem de defender e disseminar, fazendo com que as engenharias aconteçam. Porque várias obrigações imputadas são obrigações de profissionais da engenharia, acarretando ônus em cima disso. Podendo resultar em acidentes causados pelas tecnologias médicas, ou até mesmo eventos adversos na área da saúde”, destacou o engenheiro do Crea-SP.
O coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Crea Mato Grosso, Reynaldo Magalhães disse que o treinamento vem ao encontro de cada órgão presente. São anos de trabalhos da FPI prestados à sociedade, que visam a segurança da população. Toda ação desenvolvida agrega informação. Da mesma forma os benefícios que eventos como esse propõem aos participantes. A exemplo da fiscalização no Pronto Socorro de Várzea Grande. A nossa fiscalização integrou com diversos conselhos de profissões e órgãos públicos que vistoriaram demandas da competência cada um deles”, disse Reynaldo.
Já o coordenador de fiscalização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBM/MT), tenente Felipe Silva de Almeida avaliou como importante o encontro, por tratar da área de ocupação hospitalar. “ Esse setor é bastante delicado, porque vários hospitais acabam fazendo projetos depois que já foram construídos, e essa grande maioria, acaba fazendo readequações para que seja feita a fiscalização do local. Então o engenheiro repassou durante a apresentação, os tipos de problemas que são elencados em áreas de hospitais e como realizar a melhor a fiscalização”, disse o tenente do CBM/MT.
A representante do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), Edilaine de Oliveira, disse que o evento serviu para fortalecer as atividades realizadas pelos conselhos profissionais e órgãos que fazem parte da FPI do Crea-MT dentro de hospitais e clinicas, além de tirar dúvidas para estabelecer excelência das ações, visando a proteção da sociedade.
Além de funcionários do Crea Mato Grosso, participaram do treinamento, o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso(Cau/MT), Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso(Coren-MT), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 9), Conselho Regional de Assistência Social( Cress/MT), Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso(CRP 18), Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso(CRO/MT) Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso(CRM/MT), Ministério Público Estadual(MPE), Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso(PJC/MT), Defesa Civil do Estadual, Procon/MT, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) e Vigilância Sanitária de Cuiabá(Visa/Cuiabá).