Cuiabá apresentou aumento na transmissão do coronavírus na última semana. Conforme informações do 30º Informe Epidemiológico da Covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (26), a taxa RT, que mede a disseminação do vírus, apresentou discreto aumento, o índice ficou em 0,78. A edição leva em consideração os casos registrados de 18 a 24 de outubro.

O estudo também revela uma redução nos óbitos semanais pela doença. Ao todo, Cuiabá registrou 18 mortes no período, ou seja, quase três mortes por dia.

Considerando os casos registrados desde o início da pandemia na Capital, em 14 de março, a taxa de mortalidade continua superior à do Estado e duas vezes a taxa do Brasil. O crescimento, no entanto, apresentou recuo.

Cerca de 32% dos casos, 60% dos indivíduos internados e 74% dos óbitos por Covid-19 em Cuiabá, apresentaram comorbidades, sendo as principais hipertensão arterial, diabetes e doença cardiovascular.

Segundo o levantamento, divulgado semanalmente pela SMS em pareceria com pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, o risco de infecção pela Covid-19 é mais elevado para o sexo feminino até a faixa etária de 40 a 49 anos e para o sexo masculino, a partir de 50 anos de idade.

O risco de internação se eleva com a idade, sendo maior no sexo masculino, exceto na faixa etária de 20 a 29 anos. O risco de morte é crescente com aumento da idade, e um risco cerca de duas vezes maior para o sexo masculino comparado ao feminino.

Até o dia 26 de outubro, o total de casos registrado entre residentes Cuiabá é de 28.601. Segundo a SMS, 19.704 pessoas se recuperaram e 1.018 pessoas morreram em decorrência das complicações da Covid-19.