Um trabalhador de 37 anos morreu nessa terça-feira (12), depois de cair da obra de um silo para armazenamento de grãos em uma fazenda no município de Santa Carmem, a 496 quilômetros ao norte de Cuiabá. Adelfran Soares da Silva foi socorrido e levado para atendimento, no Hospital Regional de Sorriso, mas faleceu.
A Polícia Civil de Mato Grosso registrou que a vítima estava trabalhando na construção da base de um silo quando sofreu o acidente.
Em janeiro, um homem morreu ao ser sugado por um silo de milho também em Santa Carmem. No dia 5 de fevereiro outro trabalhador foi soterrado durante manutenção de silo em Nova Mutum, a 271 quilômetros ao norte de Cuiabá, e faleceu.
Acidentes no trabalho
Dados da Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia apontam que a maioria das vítimas dos acidentes de trabalho teve os dedos mutilados ou fraturados. De janeiro a setembro de 2021, período compreendido no levantamento, foram registrados 9.055 acidentes de trabalho que resultaram em 78 mortes.
Segundo a plataforma do Ministério do Trabalho, os dedos dos trabalhadores são os mais lesionados, seguidos dos pés, mãos, joelhos, ombros e olhos.
Em valores absolutos, foram registrados 1.644 casos de fraturas nos dedos em 2021.