Mais um caso de racismo foi relatado em uma partida de competição da Conmebol. Um torcedor do Independiente foi flagrado imitando um macaco para a torcida do Ceará na última quarta-feira (25), na Argentina, após a vitória do Vozão por 2 a 0, pela Copa Sul-Americana.
A ação foi filmada e flagrada por um torcedor do Ceará que estava presente no estádio Libertadores de América e acabou viralizando nas redes sociais. Em um dos vídeos mais emblemáticos, é possível ver um torcedor em uma cadeira de rodas, imitando um macaco em direção à torcida do Vozão.
Este foi mais uma dos vários casos de ofensa que os clubes brasileiros sofreram durante as rodadas da fase de grupos das competições da Conmebol. Este também foi o segundo caso de ofensa racista, em 2022, envolvendo o futebol cearense em competições internacionais. Pela Libertadores, um torcedor do River Plate jogou uma banana na torcida do Fortaleza, também na Argentina. Palmeiras, Flamengo, Corinthians e RB Bragantino também sofreram com racismo durante a competição.
A Conmebol ainda não se manifestou sobre o ocorrido, mas a punição prevista no regulamento da entidade para injúrias raciais é de R$ 150 mil. (Jogada 10)