Considerada uma das mais apaixonadas do futebol brasileiro, a torcida do Botafogo comemorou muito o retorno do clube à Série A do Campeonato Brasileiro por todo o país, após a emocionante vitória de virada por 2 a 1, sobre o Operário-PR, na tarde desta segunda-feira (15), no estádio Nílton Santos. Em Cuiabá não foi diferente: Dezenas de torcedores se concentraram no principal ‘QG’ do time na capital, a ‘Fúria Cuiabá’ e fizeram uma bela festa para comemorar o acesso.

Uniformizados a rigor, com bandeiras e tudo o que um torcedor leva para o estádio, os botafoguenses que agitaram a ‘Fúria’, diante de um telão, sofreram antes da alegria. Aliás, o que é muito típico do torcedor que está acostumado com o jargão do ‘se não tiver sofrimento, não é Botafogo’. Logo após o gol do Operário, que abriu o placar, um curto silêncio, com resmungos, tomou conta do lugar, abrindo uma desconfiança de que o acesso não viria hoje.

Torcedores do Botafogo acompanham atentos jogo no telão da Fúria

Mas, o quadro teve uma mudança. O gol de empate de Pedro Castro trouxe esperança e muitos já passaram a apostar na virada. E após muitas unhas ruídas, veio o tão esperado momento. No cruzamento de Frizzo, o artilheiro Navarro meteu o pé e decretou a virada, aos 36 minutos. Após o grito de gol, a torcida viveu emoção até o fim, até o apito final do árbitro. A festa estava decretada.

No salão da ‘Fúria’, veio à tona as cantorias da torcida e não faltou provocação ao rival Vasco. ‘Ê o Botafogo vai subir e o Vasco não!”. Antes da dispersão e ainda sob o êxtase da alegria, os torcedores se reuniram para a ‘foto oficial’ da virada com direito a muitos gritos de alegria e fogos. Depois, alguns torcedores saíram do local com um pequeno buzinaço pelas ruas.

Veja vídeo da torcida reunida em Cuiabá

No Engenhão, muita festa

Por todo o Brasil, houveram concentrações em bares e restaurantes, durante este feriado, para acompanhar a importante partida. Mas, o epicentro da festa foi o estádio Nílton Santos, onde os torcedores mais apaixonadas estiveram juntos, sofrendo e vibrando com a vitória do Fogão.

Após a vitória, o responsável direto pela arrancada do Botafogo na Série B, Enderson Moreira não conseguiu segurar a emoção com o apito final. O técnico botafoguense vibrou demais com a vitória que selou o acesso e, em seguida, sozinho, deu uma volta olímpica para agradecer aos torcedores pelo apoio. Em entrevista, ele cravou que o Botafogo “é um dos pilares do futebol brasileiro”.

Veja a festa da torcida do Botafogo no Engenhão

 

E o título?

Com o acesso uma vez garantido, o Botafogo agora vai atrás do título da Série B do Brasileirão. Para soltar o grito de “é campeão!” sem depender de outros resultados, o time de Enderson Moreira, é claro, precisa vencer os dois próximos jogos: contra Brasil de Pelotas fora de casa e Guarani no Nilton Santos. Caso vença na próxima rodada e o Coritba perca para o CSA, por exemplo, o título está garantido.

Jogadores do Botafogo comemoram o acesso

Jogadores do Botafogo comemoram o acesso (Foto: André Durão)