Pernambuco sempre se orgulhou de sua grandiosidade. Em uma essência quase megalomaníaca, diz carregar a maior Avenida, o maior Carnaval, o maior São João e, agora, também o maior torcedor do mundo. A caminhada de 60 km de Marivaldo, que atravessa três cidades para assistir aos jogos do Sport, ganhou o planeta. Nesta quinta-feira, em evento online realizado em Zurique, na Suíça, o rubro-negro venceu o prêmio Fifa Fan Award 2020, destinado ao torcedor do ano.
Morador da cidade de Pombos, no interior de Pernambuco, Marivaldo herdou do pai, Maurício Francisco da Silva, já falecido, a paixão pelo futebol e pelo Sport. Sem condições de arcar com o transporte, depois de perder o mercadinho do qual tirava o próprio sustento, ele decidiu passar a caminhar as 12 horas para assistir às partidas do Leão. O rubro-negro recebe o ingresso de outros torcedores no estádio, e sai com apenas dois pacotes de biscoito e uma garrafa de água.
Nesta quinta-feira, o torcedor leonino viveu momentos marcantes nas horas que antecederam a premiação. Após convite do clube rubro-negro, veio ao Recife para acompanhar o evento e vestiu terno preto e gravata vermelha, ao estilo “Sport Fino” batizado pelo escritor Ariano Suassuna. Mas principalmente porque recusa-se a vestir branco.
Esta é a segunda vez consecutiva que um torcedor brasileiro conquista o prêmio de fã do ano. Na temporada passada, a conquista ficou com Silvia Grecco, que leva o filho deficiente visual ao estádio e narra os jogos do Palmeiras para ele. A história foi contada em reportagem de Carol Andrade e Marco Aurelio Souza e exibida pelo Globo Esporte em setembro de 2018.
Marivaldo acompanha cerimônia do Fifa Fan Award 2020 — Foto: Sport Club do Recife / Pernambuco
As últimas semanas, desde o dia 25 de novembro, tiveram um peso diferente para Marivaldo. A história do rubro-negro – que caminha 60km e por mais de 12 horas, da cidade de Pombos ao Recife, para assistir aos jogos do Sport – concorreu, desde então, ao Fifa Fan Award 2020, prêmio dedicado aos torcedores.
“Quando eu fiz essa matéria, eu não fiz esperando essa proporção. Eu fiz porque tinha gente que dizia que era mentira. Desde domingo que estou contando os dias. Já me sinto uma celebridade, mesmo não sendo, porque sei que não sou. Mas me sinto… porque não é todo dia que um é escolhido para concorrer a um prêmio sensacional como o Fifa Fan.”
O vencedor foi determinado por votação popular no site da Fifa.
O prêmio foi disputado com um filantropo escocês que doou milhões para ajudar clubes e torcedores colombianos, que distribuíram comida durante a pandemia causada pela Covid-19.
Marivaldo nas arquibancadas da Ilha do Retiro — Foto: Emerson Paixão / Globo
(Globo Esporte)