– Saudade, sim, o campo é fascinante. A oportunidade profissional do Flamengo é enorme, a responsabilidade é da mesma forma. Tenho consciência disso. Posso prometer que o Adenor, enquanto pessoa e caráter, ele vai estar na sua plenitude. Tomara que o Tite tenha competência para ajudar na busca da classificação (Libertadores), que é o objetivo inicial. E tem ainda um sonho, que pode ser matemático de título, e ele tem um perigo também de não classificar. Esse é o nosso real. Objetivo é de classificação direta pela grandeza do Flamengo – disse o técnico.
O treinador tirou a manhã para conhecer as dependências do CT e ser apresentado aos funcionários do clube. Houve inclusive uma reunião no auditório para um primeiro diálogo com o novo treinador, antes mesmo dos jogadores chegarem ao Ninho.
O contato com os atletas aconteceu somente a partir de 16h (de Brasília) e uma hora depois foram para o campo iniciar o primeiro treino com o novo treinador.
– Eu não conhecia (o centro de treinamento) e nem tinha visitado. Tem todas as condições para o trabalho de excelência. Agora compete a nós – falou Tite, para completar:
– É um orgulho muito grande de saber da história vencedora. É só transitar no Ninho e ver as fotos. E essa história o quanto ela é forte. Mas meus princípios de Adenor, de correção, de educação e princípios… Competitividade e educação andam juntas. Elas se potencializam para que possa ser o melhor e para que possa ser vencedor no enfrentamento. Não tenho dois discursos. Tomara que eu tenha luz. A comissão e o staff todo. Estou falando muito para poder levar para campo que aquele negocinho redondo entre no gol, e a gente possa vencer.
O treinador é um velho conhecido de alguns jogadores do elenco rubro-negro. Tite já convocou um time inteiro do atual elenco do Flamengo. O nome do treinador sempre teve uma boa aceitação interna, mas Tite garante que não houve conversa com algum atleta antes de acertar a contratação:
– Não, eu conversei com Marcos Braz, conversei com o presidente Rodolfo Landim, depois com o Bruno Spindel e demos a sequência toda do trabalho. Também entendo que a privacidade e o respeito do atleta deva se estabelecer dentro da hierarquia. Tenho 12 ou 13 atletas que tive contato na seleção brasileira, talvez até mais. Isso dá um aproach inicial de saber como é o comportamento e da forma de trabalho. Mas tomara que a gente seja feliz na sequência do trabalho.
Marcos Braz e Tite caminham perto de foto de Pedro e Cebolinha, que foram comandados pelo gaúcho — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
O vice-presidente de futebol Marcos Braz foi um dos entusiastas da contratação de Tite e, não à toa, foi quem participou ativamente da negociação. O dirigente acompanhou o treinador neste primeiro dia de trabalho no Ninho do Urubu.
– Estou muito confiante pelo que vi nessas primeiras horas aqui. A maneira com que ele andou aqui dentro do CT e com a qual se relacionou com outras pessoas. A maneira com que tivemos as reuniões com todos os departamentos do futebol. Essa junção e essa comunicação são muito importantes. Quando você demonstra unidade e clareza nas tomadas de decisão tudo será mais transparente – disse Braz em entrevista à FlaTV.
Ao lado de Marcos Braz, Tite conversa com funcionários do Flamengo em sala do CT — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Além de Braz, o diretor executivo Bruno Spindel esteve no Ninho, participou de perto do primeiro dia de trabalho de Tite. A atitude do treinador de se reunir com os funcionários neste primeiro contato foi muito elogiada pelo dirigente, que fez questão de falar sobre a confiança e a ansiedade com este novo capítulo.
– É um grande líder, de caráter e que tem um lado humano muito desenvolvido. Já deu para ver a preocupação dele com todas as pessoas, com o lado humano de todos em todo o primeiro contato. Com todo o staff aqui do CT. Fez questão de cumprimentar todos e se reunir com todas as áreas. Tenho certeza que o Flamengo vai voltar a conquistar títulos com o grande treinador que ele é, com o grande caráter que ele tem. E uma pessoa com o lado humano tão desenvolvido e tão preocupado com o lado humano de todos que ele vai liderar. A gente está muito confiante no trabalho – disse antes de continuar:
– Todos muito ansiosos para trabalhar com ele e pelo início do trabalho. É um grupo de caráter e que gosta muito de trabalhar duro. E que com certeza vai receber muito bem a liderança do Tite e todo esse lado humano, de transparência, de diálogo e obviamente de cobrança que vai trazer para todo o grupo – encerrou Spindel. (GE)