A cirurgia para drenar uma pequena hemorragia no cérebro de Diego Armando Maradona foi realizada com sucesso. O procedimento foi feito na noite da última terça, em um hospital de Buenos Aires, e durou pouco mais de uma hora. E a notícia de que tudo correu bem foi dada pelo médico particular do ídolo argentino, Leopoldo Luque, em um anúncio que ficou parecendo a comemoração de um gol. Afinal, centenas de torcedores e fãs de Maradona estavam na porta do hospital.
O técnico do Gimnasia La Plata foi internado em um hospital de La Plata na segunda e, após uma série de exames, os médicos identificaram um hematoma subdural, que é um ligeiro acúmulo de sangue na meninge. O ídolo foi transferido para outro hospital em Buenos Aires, onde passou pela cirurgia.
Nesta quarta, Luque voltou a falar com a imprensa sobre o estado de saúde de Maradona. O craque passa bem.
– A evolução do Diego é sem complicações. Ele está em excelentes condições e lentamente iniciando o pós-operatório – afirmou, citado pela emissora TyC.
Sobre quando Maradona vai deixar a Clínica, o médico disse:
– A evolução é dia a dia, então fica difícil avaliar um tempo. O bom é que a recuperação dele está progredindo bem.
Duas filhas do craque argentino, Dalma e Gianinna, do casamento com ex-esposa Claudia Villafañe, criticam as pessoas que assessoram o astro, mas negaram o boato de que buscam a tutela do pai.
– Como devem ser infelizes para inventar alianças e pedidos de tutela. É demais pedir que não falem em meu nome e da minha irmã quando nunca dissemos o que vamos fazer? – disse Dalma em declarações publicadas pela agência AFP.
– Só quero agradecer a todos pelas demonstrações constantes de amor por meu pai, para minha irmã e eu, obrigado a todos que rezaram por ele – completou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/B/2/qV2iUYTBK4GcPARb9U6w/000-8uh669.jpg)
Fã com grande tatuagem com o nome de Maradona faz plantão em hospital onde ídolo passou por cirurgia — Foto: Juan Mabromaga/AFP
A situação clínica de Maradona
Responsável pelo procedimento, Leopoldo Luque é neurocirurgião e médico particular de Maradona desde 2016. A cirurgia é considerada simples, mas havia a preocupação pela condição do ex-jogador, que completou 60 anos na última sexta-feira.
O argentino chegou ao hospital com anemia e desidratação. Ele andava e comia com dificuldades nos últimos dias. De acordo com médicos ouvidos pelo jornal “Clarín”, o hematoma subdural é decorrente de um trauma, que pode ter ocorrido há pouco tempo ou há vários anos.
No caso de Maradona, os exames constataram que o problema era crônico e necessitava de intervenção cirúrgica. O campeão do mundo em 1986 vai continuar em observação no hospital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/q/n/gXsCCRQPelYjLuYNZ60w/gettyimages-1283777694.jpg)
Fãs fazem plantão em frente ao hospital onde Maradona passou por cirurgia — Foto: Marcos Brindicci/Getty Images
Campeão mundial em 1986 e um dos maiores ídolos da Argentina, Maradona completou 60 anos na última sexta-feira e recebeu inúmeras homenagens.
Técnico do Gimnasia, ele esteve presente no Estádio do Bosque para a estreia de sua equipe na Copa Liga Profissional, na vitória por 3 a 0 contra o Patronato. No entanto, ficou apenas até os 18 minutos do primeiro tempo e foi embora com familiares e pessoas próximas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/u/1/mJuQeiQXKwBlQ6g5gWSg/gettyimages-1205709703.jpg)
Diego Armando Maradona é atualmente técnico do Gimnasia de La Plata — Foto: Getty Images
(Globo Esporte)