A maior avenida em linha reta das Américas, o maior bloco de Carnaval do Mundo, a mais vasta gama de representações culturais… O superlativo é quase que sobrenome do povo pernambucano, que se autointitula com essas “conquistas”. No futebol, não é diferente. De acordo com a pesquisa da Ibope/Repucom, que mede o grau de fidelidade dos torcedores, os clubes de Pernambuco aparecem como os que apresentam o maior número de torcedores “fiéis” no Nordeste.
Segundo o levantamento, dos 27,8 milhões torcedores da Região, quase metade deles afirmam torcer por mais de um clube. São, especificamente, 13,2 milhões de aficionados. O que significa uma representação de 48%. É a região com a maior parcela da chamada torcida mista no Brasil.
Pesquisa divulgada pela Ibope/Repucom — Foto: Ibope/Repucom
Dentro deste cenário, o Náutico aparece como líder no Nordeste em relação ao percentual de torcedores que escolhem o Timbu como primeira opção: são 73%. Enquanto os outros 27% apontaram-no como segundo clube pelo qual torcem.
O Alvirrubro é seguido de perto pelo Sport, que mostra 70% dos torcedores com o Leão em primeiro lugar, em relação ao 30% que apontam o Rubro-negro como segundo clube do coração. Logo atrás, está o primeiro de fora do estado. É o caso do Vitória, da Bahia, que completa o pódio, com 66% dos aficionados.
Na outra ponta da tabela, Sampaio Corrêa, do Maranhão, e Campinense, da Paraíba, não conseguiram alcançar 1% dos entrevistados. Vale destacar que a pesquisa não quantifica o número de torcedores e sim o fato de o clube ser apontado como primeira opção de escolha.
Os dados são da pesquisa DNA Torcedor, que abrangeu um cenário de oito mil torcedores pelo Brasil.
Confira a lista do Norte/Nordeste
Pernambuco
- Náutico 73%
- Sport 70%
- Santa Cruz 65%
Bahia
- Bahia 56%
- Vitória 66%
Ceará
- Ceará 64%
- Fortaleza 54%
Alagoas
- ASA 50%
- CRB 30%
- CSA 25%
Rio Grande do Norte
- ABC 50%
- América 50%
Paraíba
- Botafogo-PB 47%
- Campinense – 0%
Maranhão
- Sampaio Corrêa 0%
No Norte:
Pará
- Remo 54%
- Paysandu 50%
Pesquisa de torcedores realizada pela Ibope/Repucom — Foto: Ibope/Repucom
(Globo Esporte)