Em clima de amistoso de preparação para as oitavas de final da Copa do Mundo, o Brasil, já com a vaga e o time B em campo, conseguiu perder para o possante Camarões por 1 a 0, nesta sexta-feira (2), no Estádio Lusail, Doha, pela terceira rodada do Grupo G da competição. Protocolar, sonolento e com pouca objetividade, os reservas da Seleção não deram conta do recado e caíram diante de um adversário frágil. Um desempenho vergonhoso e lamentável para quem ostenta cinco estrelas.

O Brasil, mesmo sem inspiração e com a cintura dura, termina na liderança da chave, com seis pontos. Camarões, por sua vez, se despede com quatro pontos e volta para casa. O time de Tite volta a campo nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília), contra a Coreia do Sul, nas oitavas de final.

Confortável com a classificação e sem um adversário de peso pela frente, a Seleção jogou em cima do Camarões, buscando o ataque, porém, sem forçar muito. A movimentação brasileira até fluiu. Rodrygo. como teve boas arrancadas, e Martinelli finalizou duas vezes com perigo. Uma cabeçada e um disparo venenoso. O goleiro de Camarões, no entanto, estava atento.

Por falar em goleiros, a Seleção, pela primeira vez nesta Copa, teve seu arco ameaçado. Ederson, elástico como um homem-borracha, evitou o gol dos africanos em uma cabeçada do intrépido Mbeumo.

SEGUNDO TEMPO

O Brasil passou a pressionar mais no início. Camarões, mais distante de sua classificação com a vitória suíça na outra partida, tentou sair de forma honrosa, atacando e não deixando Ederson muito frio. Mas deixou espaços generosos na defesa. A Seleção, com novidades, não soube aproveitar. As entradas de Everton Ribeiro e Pedro, tão solicitadas não surtiram efeito.

O castigo veio no fim. Camarões veio em velocidade para o ataque. O incansável Aboubakar meteu a cabeça e jogou no contrapé de Ederson para concretizar o vexame brasileiro. Eufórico, ele tirou a camisa e ainda foi expulso.

CAMARÕES 1×0 BRASIL
3ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo
Data e horário: 02/12/2022, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Lusail, Doha
Gols: Aboubakar, 49’/2ºT (0-1)
BRASIL: Ederson; Alves, Militão, Bremer e Telles (Marquinhos, 10’/2ºT); Fabinho, Fred (Guimarães, 10/2ºT) e Rodrygo (Ribeiro, 10’/2ºT); Antony (Raphinha, 34’/2ºT), Gabriel Jesus (Pedro, 19’/2ºT) e Martinelli. Técnico: Tite
CAMARÕES: Epassy; Fai, Wooh, Ebosse e Tolo; Anguissa, Kunde (Ntcham, 22’/2ºT), Mbeumo (Ekambi, 18’/2ºT), Ngamaleu (Mbkeli, 43’/2ºT) e Choupo-Moting; Aboubakar. Técnico: Rigobert Song.
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Auxiliares: Kyle Atkins (EUA) e Corey Parker (EUA)
VAR: Alejandro Hernandez (ESP)
Cartão Amarelo: Tolo, Kunde, Fai, Aboubakar (CAM); Militão, Bruno Guimarães (BRA)
Cartão Vermelho: Aboubakar (Jogada 10)