O time do Pouso Alegre (MG), que eliminou o Operário-VG, é o vice-campeão do Campeonato Brasileiro da Série D. Na grande final, o América-RN levou o título. Jogando neste domingo (25) em Pouso Alegre (MG), o Mecão perdeu por 1 a 0 com gol sofrido nos acréscimos, mas ficou com o título graças aos 2 a 0 obtido na primeira partida entre as equipes. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Victor Pereira. O Mecão é o primeiro time do Rio Grande do Norte a conquistar um título de Série D do Campeonato Brasileiro.
Com a vantagem de 2 a 0 conquistada no 1º jogo debaixo dos braços, o América-RN soube anular o Pouso Alegre nesse primeiro tempo. Além de não deixar os mineiros chegarem com perigo, o Mecão levou perigo nos contra-ataques e por pouco não abriu o placar aos 14 minutos com Allef, que perdeu cara a cara com Edson.
O Pousão demorou a chegar, mas aos poucos foi se soltando. O primeiro chute só veio aos 25 com Ingro, tentando de fora da área. Aos 36, o Pousão pressionou, mas a zaga do Mecão, atenta, tirou da pequena área. Ingro ainda perderia mais uma chance em chute de primeira aos 45. Mas o primeiro tempo terminou mesmo sem gols.
Pouso marca nos acréscimos, mas o Mecão é campeão!
No segundo tempo, a proposta do jogo continuou a mesma. Enquanto o Pousão tentava chegar, o América-RN se segurava e tentava contra-ataques. Aos poucos o Pousão foi atacando mais e logo aos 11, o time chegou de maneira perigosa exigindo boa defesa de Bruno. No minuto seguinte, Iago arriscou de dentro da área, mas meteu pra fora. Por pouco o América-RN ainda não saiu na frente com um belo chute de Elvinho que exigiu grande defesa de Edson. O time de Natal arriscava e em cobrança de falta, por pouco Téssio não acertou. O gol do Pouso Alegre só foi sair aos 48 minutos. Em cobrança de escanteio, Victor Pereira subiu mais alto e marcou. Mas já era tarde e coube ao América-RN só administrar os minutos finais.
O América-RN é o primeiro clube do Rio Grande do Norte e o quinto do Nordeste a ser campeão da Série D – os outros quatro foram Guarany de Sobral, Sampaio Corrêa, Botafogo-PB e Ferroviário.
A campanha do campeão!
O América disputou 24 jogos na Série D, com 13 vitórias, sete empates e quatro derrotas.
Título em fotos
Veja a galeria com as melhores imagens do título do América-RN na Série D.