Dono da hegemonia no Centro-Oeste, a equipe do Melina Rugby Clube, de Cuiabá, conseguiu enfim o título de campeã brasileira, após anos chegando perto do triunfo. Neste final de semana de jogos eletrizantes, as ‘Uvinhas’, como são chamadas, venceram o Band Saracens neste domingo (12), em jogo concorrido, para levantar o primeiro tírtulo de rugby sevens (modalidade com sete jogadoras). Assim, o Melina leva o primeiro título nacional para a região Centro-Oeste.

O Brasileiro foi disputado na cidade paulista de São José dos Campos (SP) e o torneio do final de semana marcou o retorno dos clubes às competições nacionais promovidas pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), após longa paralisação imposta pelas restrições da pandemia.

Com muita determinação, as meninas do Melina disputaram as semifinais contra o tradicional Curitiba Rugby. Disputadíssima, a partida só foi resolvida nos últimos minutos. Até então, o placar apontava 12 a 12, mas as Uvinhas conseguiram arrancar um try no final, com Ana Júlia, sacramentando a vitória por 17 a 12.

Rivalidade

Porém, a final contra o Band Saracens foi ainda mais disputada. As duas equipes estavam empolgadas e o Melina buscava revanche pela derrota na final do Campeonato Brasileiro de 2019, quando terminou como vice após derrota apertada para o Saracens. Desta vez, a história foi diferente. O try marcado por Franciny Alves definiu a partida, que terminou com placar de 5 a 0 para o Melina.

Esse título no Campeonato Brasileiro coroa uma campanha marcante do Melina em 2021, que também incluiu um ‘gira’ por Portugal, quando as Uvinhas derrotaram a seleção portuguesa de rugby em partida amistosa.

Perspectiva de crescimento

Ao final da partida, a francesa Mallaury Chatron, jogadora do Melina, comentou a importância do título: “Uma conquista que é resultado de dois anos de trabalho duro que nos levou até a uma vitória inédita sobre a seleção portuguesa em excursão na Europa. Vejo um potencial muito grande para o rugby crescer no Brasil, ainda mais entre as mulheres, neste imenso país”.