Os 10 novos leitos de UTI Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis entram em funcionamento, nesta terça-feira (18), para receber pacientes. O deputado estadual Thiago Silva (MDB) esteve na unidade, no dia anterior, para acompanhar de perto o processo de finalização da instalação deste importante benefício que foi contratualizado junto ao Governo do Estado, com investimentos de cerca de R$ 1,8 milhões.
O parlamentar foi recebido pela presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Fehosmt) e diretora da instituição filantrópica, Bianca Talita. O recurso da gestão estadual que foi repassado à Prefeitura de Rondonópolis, contribuiu para subsidiar a construção da estrutura física e a montagem dos leitos, aquisição de equipamentos e materiais, como bombas de infusão, medicamentos, respiradores, entre outros. Também, foi feita a contratação de equipe técnica que já está à disposição do hospital.
“Deparamos, no final de março, com o colapso na saúde, com muitos casos de dengue e doenças respiratórias e a falta de leitos de UTIs para as nossas crianças, e, agora, vemos toda essa estrutura pronta e todo o esforço da direção da Santa Casa para garantir um atendimento humanizado, de qualidade e excelência para a população de Rondonópolis e região! Isso mostra o comprometimento, a busca constante em salvar vidas e promover o cuidado com o próximo. Agradecemos ao governo de Mato Grosso por atender nossa indicação e o pedido da população rondonopolitana,” declarou o parlamentar.
O deputado desde o início do ano tem cobrado a implantação de novas UTIs pediátricas para Rondonópolis e região sudeste e, no final de março, reuniu com a secretária Adjunta de Regulação, Fabiana Bardi, que confirmou o convênio emergencial com a Santa Casa de Rondonópolis e o repasse do investimento, em parcela única, para a instalação das UTIs Pediátricas. Além disso, o Estado garantiu a implantação de mais 10 UTIs de retaguarda e, também, o custeio para a manutenção dessas novas unidades.
A administração da entidade filantrópica cumpriu todos os trâmites necessários para a autorização do funcionamento das UTIs Pediátricas, com o encaminhamento dos documentos e auditorias que foram regularizados junto aos órgãos fiscalizadores. Com a abertura dos novos leitos, serão beneficiados os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 19 municípios de Mato Grosso.