O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e deputado estadual Thiago Silva (MDB) comemorou o novo Projeto de Lei enviado, nesta semana, pelo Governo Estadual à Casa de Leis, para instituir o Programa de Escolas Cívico-Militares em Mato Grosso. A matéria visa selecionar algumas escolas já existentes da rede estadual e torná-las unidades com metodologia de ensino cívico-militares.
De acordo com o parlamentar, a meta do Estado é ampliar de 26 para 50 escolas cívico-militares e a ação deverá iniciar logo após a aprovação da matéria no Parlamento. “Somos um entusiasta deste projeto e vamos trabalhar na Comissão de Educação para dar celeridade na aprovação. A criação de novas escolas neste modelo é um pedido de vereadores, prefeitos e lideranças de diversas regiões do Estado e acredito que trará grandes benefícios na área pedagógica e, também, disciplinar para nossos alunos”, comentou o presidente. Segundo Thiago, é notável os ótimos resultados disciplinares e, também, no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que as escolas militares possuem e com a ampliação das unidades trará mais opções e vagas para os pais de alunos que matriculam seus filhos na rede pública. O modelo de gestão das escolas será misto, com a participação dos servidores da rede educacional e dos militares.
“Nós queremos ampliar o número de escolas militares, porque este é um grande pedido que temos recebido, principalmente no interior do Estado, pelos pais, mães, lideranças e da própria comunidade”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Ainda em agosto, Silva esteve em Brasília, realizando reuniões com os deputados federais Coronel Assis, Coronel Fernanda e senadores Jayme Campos e Mauro Carvalho para solicitar apoio com o intuito de ampliar o número de escolas cívico-militares no Estado.
O deputado também é autor do Projeto de Lei n° 80/2023 para promover a “Educação Moral e Cívica”, em Mato Grosso.