Conhecedor dos entraves e gargalos existentes nas vias urbanas de Rondonópolis, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) defende que os Poderes Executivo Estadual e Municipal promovam ações integradas e inovadoras para modernizar o trânsito na cidade e garantir a segurança da população.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), a cidade hoje possui mais de 200 mil veículos em circulação e tem enfrentado entraves em relação à segurança no trânsito e ao fluxo nas vias. A crescente demanda por transporte, aliada ao aumento do número de caminhões, carros e motos nas ruas, tem gerado congestionamentos em horários de pico e acidentes quase diários, que afetam diretamente a vida dos munícipes.
Desta forma, o parlamentar reforça que novas alternativas, modernas e eficazes, precisam ser implementadas na cidade, onde residem cerca de 245 mil habitantes, de acordo com o novo Censo.
“Defendo que se faça um trabalho especializado na área da engenharia de tráfego, tendo como objetivo um planejamento adequado de fluxo nas vias urbanas e uma mobilidade sustentável e socialmente inclusiva. O trânsito é composto por carros, motos e, principalmente, por pessoas, que são ciclistas, pedestres e condutores que, infelizmente, hoje correm riscos diariamente com o desordenamento que encontramos em nossa cidade, quando a pauta é mobilidade urbana”, disse o deputado.
Silva aposta que a implantação de novas tecnologias no sistema viário da cidade, como a utilização de semáforos inteligentes, que se ajustam de acordo com o fluxo de veículos, contribuirão significativamente para a fluidez do trânsito e a diminuição do tempo de espera do cidadão.
Outra importante ação proposta que deve contar com o Detran é a promoção da educação no trânsito para estudantes, jovens e adultos, como uma forma de prevenção. O foco é realizar ações e conscientizar as pessoas sobre o respeito às leis de trânsito, do uso dos equipamentos de segurança e da necessidade de uma condução responsável, pensando em si e também no próximo.
“Também acredito que deva melhorar a sinalização viária em nossa cidade. Além de semáforos antigos, vemos em vários bairros placas de trânsito que estão velhas e enferrujadas, dificultando a visão e confundindo os condutores. Infelizmente, na última semana vimos alguns acidentes que ocorreram pelo fato de terem sido instaladas novas lombadas na cidade, porém com falhas na sinalização”, pontua o deputado.
Por fim, Thiago Silva reforça que investimentos maciços devem ser aportados para modernizar a frota do transporte público da cidade. “Um sistema de transporte coletivo moderno, inclusivo e eficiente é primordial para reduzir a dependência de veículos particulares e diminuir o fluxo nas vias. É assim em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, e precisamos pensar grande e trazer os bons exemplos para a nossa cidade, pensando na comodidade do cidadão”, finaliza o parlamentar.