Com o avanço das tecnologias de inovação, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) propôs o Projeto de Lei n.º 119/2023 para a inclusão do tema “Robótica” como conteúdo transversal na grade curricular das escolas públicas e privadas de Mato Grosso. A metodologia permite a integração de conceitos das diferentes disciplinas, desperta o interesse de alunos para o campo científico, estimula a criatividade, desenvolve o raciocínio lógico, o planejamento e a organização de projetos.

“Sou um defensor da aplicação do tema ciência, tecnologia e inovação nas escolas públicas para contribuir no desenvolvimento de capacidades e habilidades. Além disto, preparar os estudantes para atuar profissionalmente no ambiente em que vivem. O Governo de Mato Grosso por meio do Programa Alfabetiza MT já contempla algumas escolas que tiveram projetos de robótica selecionados. Mas, a intenção do nosso projeto de lei é ampliar e contemplar todas as instituições das redes de ensino público e privada para que os alunos possam inovar e atualizar os seus conhecimentos. Sem contar que é uma atividade lúdica, desafiadora e que contribuiu no desenvolvimento intelectual dos aprendizes”, explica o deputado.

Robótica

No Brasil, o Serviço Social da Indústria (SESI) tornou-se referência com o uso da robótica na educação e fomenta a prática na própria rede de escolas e em outras instituições das redes públicas e privadas – como é o caso da unidade de Rondonópolis que, recentemente, foi premiada nacionalmente em 1º lugar, no 5º Festival Sesi de Robótica, na categoria First Robotics Competition (FRC). Logo, a equipe Agrobot – com integrantes, entre estudantes, mentores e projetistas -, representou o país no torneio Internacional de Robótica First Championship, em Houston (TX), nos Estados Unidos.

Para o Delegado Técnico de Olimpíadas do Conhecimento e FRC FIRST Robotic Competition de Mato Grosso e supervisor técnico educacional do Sesi, Diego Andrade, que atua há 15 anos no ramo da robótica – conta sobre a experiência internacional. “Eu acabei de voltar da competição de Houston, lá tinha 24 mil alunos, o que me impressionou foi que essa quantidade estava envolvida na tecnologia, desenvolvendo e aplicando no dia-a-dia alguma coisa, indo para casa estudar, aprendendo de verdade e gerando uma cultura de atmosfera de tecnologia no seu tempo. Eu gostaria muito de fazer com que Mato Grosso, nos próximos 10 anos, seja referência em tecnologia no país”, declarou.

Ele que possui premiações em competições nacionais e mundiais, explica que uma das vantagens de aplicar a robótica nas escolas é permitir que o aluno – ao finalizar o ensino médio – possa ter a capacidade de saber a profissão que pretende seguir na vida. “O objetivo final dessa metodologia é para que o aluno possa escolher ser um técnico, um tecnólogo ou um engenheiro. Ele pode escolher o nível. Abrindo um leque de até 15 profissões. Sem contar a integração com as disciplinas que são aplicadas, com conceitos desde ciência, tecnologia, matemática, engenharia até artes”, esclarece Andrade.

O Projeto de Lei do parlamentar que está em tramitação na Assembleia Legislativa, sugere que o conteúdo programático de informação e orientação sobre o tema “Robótica” seja elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e aplicado por meio de palestras, atividades interdisciplinares, leitura e interpretação de textos com informações relacionados ao assunto para os alunos das instituições de ensino.