Autor de série de denúncias no futebol brasileiro, o dono da SAF Botafogo, John Textor, afirmou que descobriu envolvimento de jogadores do próprio clube em uma partida com supostas manipulações de resultados no Brasileirão de 2023. Na semana passada, o ge publicou entrevista com o dirigente norte-americano.
Em trecho inédito até esta segunda-feira, Textor revelou que um dos relatórios produzidos pela Good Game! constatou manipulação por parte de atletas do Alvinegro no ano passado. Segundo o empresário, esses jogadores não fazem mais parte da rotação. O time atualmente é comandado por Artur Jorge.
– Quando eu fiquei tão comprometido com isso [manipulação de resultados] e passei a acreditar nisso depois de ver a eficácia da tecnologia testada em outros lugares, em tribunais, prisões sendo feitas [com base nisso]. Eu acreditei, certo? E então eu disse: preciso ter explicações para algumas coisas que acontecem no nosso jogo. Porque as pessoas falam sobre o colapso do Botafogo e desses jogos que não conseguimos vencer. Então comecei a olhar alguns desses jogos e pelo menos um desses jogos foi manipulado por jogadores do Botafogo – afirmou.
O Alvinegro liderou o Campeonato Brasileiro de 2023 por mais de 30 rodadas e chegou a abrir 13 pontos de vantagem na ponta na virada do returno, mas acumulou uma sequência de 11 jogos sem vencer na reta final e terminou em 5º lugar.
O norte-americano não quis dar detalhes sobre os jogadores possivelmente envolvidos na manipulação de resultados.
– Não vou dizer. Porque eles merecem [se defender]… Por melhor que seja a evidência, por mais que seja uma tecnologia testada por 10 anos, e agora é uma tecnologia ainda melhor. É chato, né? Porque eu conheço esses jogadores. Eles não estão mais na rotação – declarou.
– Eu não vou além disso. Com todo o respeito. Vocês estão sendo educados, vocês estão sendo bons jornalistas, mas eu entreguei essa evidência ao promotor. Então, é uma mensagem para todos os donos de times do mundo, eu não estou apontando apenas para você. Estou apontando para nós. Isso mostra quão prevalente a manipulação de resultados é. Então vamos parar de dizer que é sobre o jogo Botafogo contra Palmeiras, ou Grêmio ou Bahia – completou. (GE)