O técnico do time sub-20 do Atlético-MG, Bernardo Franco, não faz mais parte da comissão técnica das categorias de base do clube. Nesta segunda-feira, o Galo informou que o treinador pediu dispensa para assumir a função de auxiliar técnico na nova comissão técnica profissional do Cuiabá, comandada pelo português António Oliveira.

Bernardo e António estiveram juntos no Athletico-PR em 2021, quando o português comandou o Furacão em 40 partidas. Ele será o primeiro técnico estrangeiro da história do Cuiabá, e o quinto comandante lusitano na atual edição do Brasileiro – Abel Ferreira (Palmeiras), Paulo Sousa (Flamengo), Vitor Pereira (Corinthians) e Luís Castro (Botafogo) são os outros quatro.

Bernardo ficou apenas três meses no Atlético. Foi contratado em março para substituir Marcos Valadares, que teve campanha decepcionante na Copa São Paulo (Galo eliminado na segunda fase). Com a saída dele, o diretor da base, Erasmo Damiani, busca agora um sucessor no mercado.

A última partida do técnico à frente do Galinho foi na sexta-feira, quando o time estreou no Brasileirão sub-20 com vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, em Belo Horizonte.

Com a saída, quem assume o comando interino do sub-20 são os auxiliares Vladimir Freitas e Leonardo Silva, ex-zagueiro campeão da Libertadores e Copa do Brasil pelo Galo. Além de auxiliar, Léo é também coordenador de transição no Atlético.

Bernardo iniciou a carreira como técnico na base do Athletico-PR, onde teve como principal título o Campeonato Paranaense Sub-17, em 2019. Em 2020, o treinador foi promovido para auxiliar do time principal, e chegou a comandar a equipe em alguns jogos como interino.

Na Seleção, Bernardo foi integrante da comissão técnica do time Sub-15 em 2019, quando participou da campanha que terminou com o título Sul-americano da categoria. Também integrou a comissão Sub-17 em 2019 e 2020. (Com GE)