O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) inaugurou a programação da Semana da Ética e lançou a Cartilha de Conscientização e Combate ao Assédio Moral e Sexual nos Tribunais de Contas (acesse aqui). O material foi entregue a servidores e colabores durante café da manhã e apresentação cultural no saguão do edifício Marechal Rondon.
A cartilha foi elaborada pelo Comitê Técnico de Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do Instituto Rui Barbosa (IRB) e oferece informações confiáveis sobre o tema, estimulando relações de trabalho éticas e saudáveis, que promovam a integridade da pessoa humana.
Na ocasião, o corregedor-geral do órgão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, explicou que, além da cartilha, o TCE-MT lançará o Código de Ética do Tribunal. “Isso é importantíssimo para que façamos uma reflexão sobre nossas condutas e sobre nossos relacionamentos, tanto a nível de trabalho quanto a nível pessoal, dentro de nossas famílias. A ética está presente em todos os momentos.”
Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT |
O corregedor também lembrou que, a pedido do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, a programação da semana foi estendida. “Teremos a palestra do professor Leandro Karnal, que tem uma concepção de ética muito moderna, sobretudo, com relação a atuação nas mídias sociais. Então, como a ética está em tudo que nós atuamos, precisamos seguir esses preceitos”, avaliou.
Para o conselheiro Sérgio Ricardo, o assunto permeia todas os atos da Corte de Contas sendo este, portanto, um momento para relembrar conceitos. “Essa é uma questão evolutiva, que avança a cada dia. Então, nós estamos apenas participando desse processo de evolução e discussões, fazendo um trabalho de relembrar a importância desses valores na nossa vida.”
Comemorado em 2 de maio, o Dia Nacional da Ética mobiliza entidades e movimentos sociais para fomentar condutas mais idôneas, condizentes, especialmente, com os princípios da administração pública. No TCE-MT, o tema norteará diversas ações realizadas até o dia 6, incluindo palestras, workshops e o lançamento da cartilha de conscientização e combate ao assédio moral e sexual.