A candidata a vice-prefeita de Cuiabá Rafaela Fávaro reforçou apoio à proposta do candidato a prefeito Lúdio Cabral, da Coligação Coragem para Mudar, que visa aplicar uma tarifa de 1 real para o BRT (Ônibus de Trânsito Rápiido) nos primeiros cinco anos de operação do modal de transporte coletivo que está sendo construído na região metropolitana de Cuiabá.
A medida é vista por ela como uma reparação histórica aos cidadãos pelos transtornos causados pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que teve as obras iniciadas para a Copa do Mundo de 2014, mas que nunca foram concluídas.
“A tarifa do BRT a 1 real é uma forma de compensar todos esses anos de espera e frustração. É uma reparação histórica que precisamos fazer pela nossa cidade e pelos nossos cidadãos”, afirmou.
Rafaela Fávaro enfatizou que os cidadãos merecem um transporte público de qualidade e que a tarifa de um real é um passo importante para indenizar os danos causados aos passageiros, que pagam caro na passagem e recebem um serviço ruim.
“A população enfrenta o desconforto de ônibus lotados, sem ar-condicionado, atrasos e arcam com uma tarifa das mais caras entre as capitais brasileiras. O transporte público deve ser digno, eficiente e possuir uma tarifa justa. A nossa luta pela passagem do BRT a 1 real é a demonstração evidente do nosso compromisso com a população”, declarou.
Viabilidade comprovada
A candidata pontuou que Lúdio já apresentou um detalhamento econômico que assegura a viabilidade financeira da proposta, que sugere que o Estado subsidie R$ 3,95 por passagem, reduzindo o custo atual de R$ 4,95 para R$ 1 para os usuários.
Os recursos para subsidiar o valor da tarifa a R$ 1 virão da venda dos vagões do VLT, de R$ 793 milhões – um recurso novo, que não estava previsto no orçamento.
Atualmente, o governo estadual já subsidia R$ 2,35 por passagem, e a proposta de Lúdio prevê um aumento desse subsídio para R$ 3,95.
Com cerca de 860 mil viagens mensais no transporte intermunicipal, o custo mensal do subsídio seria de R$ 3,397 milhões, somando R$ 40,764 milhões ao ano e R$ 203,8 milhões ao longo de cinco anos.
Melhorias no transporte coletivo
Além dessa proposta da tarifa de 1 real para o BRT nos primeiros cinco anos de operação, Lúdio irá ampliar a frota municipal de ônibus com veículos novos para acabar com a superlotação, a substituição gradual dos ônibus movidos a óleo diesel por veículos elétricos, e a mudança na forma de calcular a tarifa, passando do índice de passageiros por quilômetro rodado (IPK) para apenas a quilometragem rodada, o que visa evitar a superlotação causada pelo modelo atual.
Entre outras melhorias, ele planeja desenvolver um aplicativo para acompanhamento de itinerários e horários dos ônibus, implantar novos terminais em regiões como o Coxipó e assegurar a integração do sistema municipal com o BRT.
Lúdio Cabral é candidato a prefeito de Cuiabá ao lado de Rafaela Fávaro, candidata a vice-prefeita. A coligação “Coragem e Força pra Mudar” é formada pelos partidos PSD, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL REDE.