O novo diretor de esportes do Talibã, Bashir Ahmad Rustamzai, anunciou nesta quarta-feira que todos os homens do Afeganistão estão autorizados a praticar “até 400 esportes”, de acordo com informações da AFP. O direito, no entanto, não foi estendido às mulheres.
No início do mês, o vice-diretor da comissão cultural do Talibã, Ahmadullah Wasiq, já havia afirmado que mulheres afegãs estavam proibidas de praticar qualquer modalidade no país.
Para Rustamzai, a única exigência para prática de esportes é que todos “sejam praticados de acordo com a lei islâmica”. Para cumpri-la , os atletas precisam apenas cobrir os joelhos em qualquer modalidade, o que representa poucos problemas para os homens.
Questionado sobre a participação feminina, o diretor foi enfático: “Por favor, não me faça mais perguntas sobre as mulheres”.
Após as declarações de Ahmadullah Wasiq, a Austrália ameaçou cancelar a primeira partida histórica masculina entre os dois países, programada para ser disputada em novembro, em Hobart.
Nesta quarta-feira, cerca de 100 jogadoras afegãs de futebol feminino conseguiram deixar o país e embarcaram rumo ao Paquistão. (Globo Esporte)