As 24 comunidades selecionadas para a primeira edição da Taça das Favelas Mato Grosso, a maior competição do mundo de futebol de campo entre favelas, realizam neste final de semana as “peneiras” para definir os 22 jogadores que vão participar do torneio.

A primeira comunidade a realizar a seletiva foi a do Jardim Florianópolis, no final da tarde desta sexta-feira (16.09), no mini estádio do Jardim Vitória, em Cuiabá. Lá, foram 50 inscritos, com idade entre 14 e 17 anos, para participar na categoria masculino. Apesar das dificuldades, a líder desta seleção, Claudeci Bela Alves, disse que todo esforço vale a pena para que os meninos do bairro tenham a chance de mostrar o seu talento em campo.

“Alguns não tinham chuteiras, foi difícil conseguirmos o campo, mas estamos aqui. Pedimos doações, vieram algumas chuteiras com defeitos e consertamos. Os meninos também foram uns ajudando os outros, emprestando a chuteira que tinha de sobra. Sei que a Taça das Favelas é um sucesso e vai ser maravilhoso para encontrar os talentos da nossa comunidade porque existem muitos garotos que têm talentos, mas não têm oportunidade”, declarou Claudeci.

Para Anderson Zanovello, presidente da Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT), que é a realizadora da Taça das Favelas no estado, a fase das peneiras é muito importante porque movimenta as comunidades atrás de seus talentos. “Por isso que para participar da Taça não se inscreve o time, e sim a comunidade. E aí os interessados se inscrevem para essa fase das peneiras. É uma forma de darmos oportunidade a todos, àqueles que estão em projetos, mas também àqueles que gostam de bola e muitas vezes é um talento escondido que pode vim a ser revelado”, afirmou Zanovello.

PROGRAMAÇÃO – Neste sábado, a partir das 7h, será realizada a peneira do Dr. Fábio, no mini estádio do Bela Vista. Já às 7h30, será da comunidade Dom Aquino, no campo Pro Sol. Às 8h, acontece as peneiras das favelas Santa Isabel (campo do Areão), CPA 3 (mini estádio Rubens do Santos) e Cristo Rei (Campo 8 de Março). A partir das 9h será a vez da peneira do Jardim Passaredo no campo do São Francisco; e do Planalto no mini estádio do Planalto.

Na parte da tarde, as peneiras seguem a partir das 15h da comunidade Novo Colorado no campo do Atlético e da comunidade São Matheus no mini estádio do São Matheus, em Várzea Grande. Às 15h também será a peneira da comunidade Aldeia Kopenoty, localizada no distrito União do Norte, zona rural de Peixoto de Azevedo. Já a comunidade Capela do Piçarrão inicia a peneira às 16h, no mini estádio do Primaveras. A peneira da comunidade Mapin começa às 16h30 no campo do Mapin e às 18h será a vez das peneiras das comunidades CPA 4 (mini estádio CPA 4) e Novo Paraíso 2 (no estádio Buracão).

No domingo, a peneira da comunidade Wantuil será às 7h30 no campo Wantuil de Freitas e às 8h acontecem as peneiras das comunidades Pedra 90 (no mini estádio do Pedra 90) e Novo Mundo em Várzea Grande (mini estádio J. C. Guimarães). À tarde, a partir das 15h, será realizada a peneira da comunidade Novo Terceiro no campo do Mãe Santa.

Nesta primeira edição da Taça das Favelas Mato Grosso, participam oito favelas na categoria feminino e 16 na categoria masculino. A fase das inscrições da comunidade superou as expectativas com 286 comunidades inscritas, das quais foram selecionadas 24.

Após a fase das peneiras, os jogadores e jogadoras selecionadas serão apresentados(as) no próximo dia 20 de setembro no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros em uma coletiva de imprensa. Os jogos serão realizados entre os dias 21 e 25 de setembro com a final no masculino e feminino no dia 08 de outubro/22.

REALIZAÇÃO – A Taça das Favelas é uma realização da Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, Central Única das Favelas (Cufa-MT) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer; patrocínio da Tubarão Sports; apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Momento Esportivo e promoção da TVCA (afiliada Rede Globo).