Em audiência de custódia realizada neste sábado (21), no Fórum de Várzea Grande, o juiz Abel Balbino Guimarães manteve a prisão preventiva do vereador Calistro Lemes do Nascimento, o Jânio Calistro (PSD). Ele foi preso na última quinta-feira (19), na Operação ‘Cleanup’, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil de Mato Grosso, principalmente em Várzea Grande, segunda maior cidade da Região Metropolitana de Cuiabá.
A operação mira em um grupo de traficantes que atuava em Várzea Grande.
A a operação, além da prisão do vereador, cumpriu um mandado de busca e apreensão contra ele. A investigação policial descobriu que Calistro está associado a um grupo de traficantes que agia na região.
A advogada Marcele Ramires, responsável pela defesa de Jânio Calistro, afirmou que entrará com pedido de habeas corpus.
A operação, batizada de ‘Cleanup’ cumpriu 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, para combater a ação de traficantes. Além de vereador, Calistro é policial civil aposentado.
O delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, titular da DRE, explicou que as investigações iniciaram em decorrência de uma denúncia anônima recebida pela DRE, à qual foi verificada e constatada a atuação de um extenso grupo de traficantes, principalmente em Várzea Grande.
O trabalho investigativo durou cerca de 70 dias e permitiu identificar diversas pessoas associadas para o tráfico, sendo realizadas as prisões em flagrante de seis pessoas e apreensão de grande quantidade de drogas em posse dos presos.
A ação contou com a participação da Diretoria Metropolitana (2ªDPCuiabá, DERRFVA, DHPP, Decon, DEDM e Derf, 1ªDP-VG, 2ªDP-VG, 3ªDP-VG e DEDMCI-VG), Diretoria de Atividades Especiais (GOE. GCCO, Polinter, Dema e Defaz), Corregedoria da Polícia Judiciária Civil, e Canil do Sistema Penitenciário, tendo em vista a grande quantidade de ordens judiciais cumpridas, na operação ‘Cleanup’.