Com a partida que será disputada na tarde desta segunda-feira (1º) entre Colônia e RB Leipzig, a Bundesliga 2019/20 concluirá oficialmente a sua rodada de número 29, a quarta desde a retomada da competição pós-paralisação. Trata-se de uma amostragem pequena, mas considerável para tirarmos as primeiras lições e impressões sobre o futebol em contexto de pandemia. E não há ninguém mais indicado para falar sobre o assunto que os próprios alemães, os ‘pioneiros’ no processo considerando as principais ligas do mundo.

FC Bayern Muenchen v Fortuna Duesseldorf - Bundesliga
FC Bayern Muenchen v Fortuna Duesseldorf – Bundesliga | Pool/Getty Images

No dia 8 de maio – uma semana antes da bola voltar a rolar no país -, conversamos com Jan Kupitz, editor do 90min alemão. Na ocasião, ele nos confirmou que os torcedores estavam divididos quanto à ideia da retomada do futebol: enquanto uns protestavam pela ‘prioridade’ dada ao esporte, outros viam o movimento como um bom presságio para a volta da normalidade social. Mas e agora, com quase quatro rodadas realizadas?

“Os fãs aqui estão mais acostumados agora. No começo houve muito ceticismo, como falei. Mas desde o reinício, quatro jornadas estão concluídas e não houve um único incidente sequer, então a maioria dos fãs está bem com o retorno da Bundesliga. É claro que é estranho assistir a partidas sob portões fechados, mas as emissoras alemãs instalaram uma opção em que você pode tocar cantos artificiais de torcedores ao fundo. E, para ser sincero, essa opção faz com que seja quase como uma partida normal de assistir. As duas primeiras rodadas após o retorno foram transmitidas na TV gratuita e, nessas duas jornadas, houve um número recorde em termos de telespectadores. Agora que todas as partidas são exibidas apenas na TV paga, a audiência voltou ao normal”, afirmou.

As Bundesliga Resumes, Fans Cheer From Afar
As Bundesliga Resumes, Fans Cheer From Afar | Maja Hitij/Getty Images

Com protocolos sanitários restritos e testagem em massa sendo realizada regularmente, os clubes alemães já começam a projetar os próximos movimentos para o futebol voltar à normalidade que conhecemos“Oliver Kahn admitiu ontem à noite que o Bayern já está discutindo como trazer os fãs de volta ao estádio, não para os últimos jogos da competição nacional, mas talvez para a Champions League e próxima temporada. Então aqui na Alemanha já estamos pensando nos próximos passos, pois o reinício foi um sucesso total!”, concluiu.  (90 Minutos)