O Grêmio conquistou a Recopa Gaúcha ao golear o São Luiz por 4 a 1 na noite desta terça-feira diante de quase 50 mil torcedores na Arena. Um dos estreantes da noite, o astro Luis Suárez marcou três gols ainda no primeiro tempo e foi o grande destaque da partida. Bitello fez o outro gol gremista, enquanto Paulinho Santos anotou o gol do time de Ijuí.
ESTREIA DE GALA
Grande estrela da partida, Luis Suárez fez jus a toda expectativa e marcou três gols em apenas 37 minutos. O camisa 9 deixou sua marca por cobertura, tirando do goleiro e de primeira. Foram 59 minutos em campo onde se movimentou bastante, gesticulou com os companheiros e até reclamou de si mesmo. Ao ser substituído por Diego Souza, foi ovacionado pela torcida.
OUTROS ESTREANTES
Além de Suárez, outros cinco jogadores entraram em campo pela primeira vez com a camisa do Grêmio. Como titulares, iniciaram os laterais Fábio e Reinaldo e o volante Pepê. No segundo tempo, foi a vez do volante Carballo e o meia-atacante Gustavinho. O zagueiro Bruno Uvini e o atacante Everton Galdino ficaram no banco – Cristaldo e João Pedro ainda não foram inscritos.
PRIMEIRO TEMPO
Com Suárez, a chance de gol cresce ainda mais para o Grêmio. O centroavante precisou de menos de cinco minutos para abrir o placar com um toque por cobertura, aproveitando passe de Ferreira. No entanto, antes de o uruguaio seguir seu show, o São Luiz assustou e chegou ao empate. Aos 13, após duas chegadas de perigo, com Jarro e Ygor Vinicius, ambas com defesa de Brenno, Paulinho Santos apareceu no meio da área para completar para as redes. A resposta foi imediata. Aos 15, Fábio tocou para Campaz, que passou com categoria para Bitello, que encheu o pé para recolocar o Grêmio na frente.
Daí em diante, só deu Luisito. Aos 30, saída errada do São Luiz, toque rápido de Kannemann para Ferreira, que serviu Suárez. O camisa 9 avança, ameaça chutar e toca para o gol com o arqueiro quase jogado ao chão. Aos 35, o uruguaio foi bloqueado na hora da finalização, mas aos 37 não teve jeito. Após cobrança de escanteio curto, Reinaldo cruza para a grande área. A zaga do São Luiz afasta mal e Suaréz, posicionado no segundo poste, finaliza de primeira para fazer o terceiro dele. No fim da etapa inicial, ainda passou pelo goleiro, mas jogou para fora.
SEGUNDO TEMPO
O resultado já encaminhado e o início de temporada fez o Grêmio naturalmente pisar no freio na etapa final. A primeira chance foi aos oito. Com velocidade, Ferreira avançou pelo meio, achou espaço e finalizou para o gol para defesa do goleiro. No rebote, Suaréz não concluiu por estar impedido. Aos 12, Suárez quase fez o quarto. Reinaldo cobrou lateral direto para a área, Suaréz ganhou da marcação e mandou de cabeça para o gol. Na ponta dos dedos, Gabriel Félix joga para escanteio.
Dois minutos depois, o dono da noite deixou o gramado. Suárez deu lugar a Diego Souza, que teve a última chance do Grêmio. Aos 39, Gustavinho fez boa jogada individual pela direita e cruzou na medida para o centroavante, que opta por não finalizar de primeira e acabou desperdiçando a oportunidade. No fim, goleada e título gremista. (GE)