O Grêmio conquistou a Recopa Gaúcha ao golear o São Luiz por 4 a 1 na noite desta terça-feira diante de quase 50 mil torcedores na Arena. Um dos estreantes da noite, o astro Luis Suárez marcou três gols ainda no primeiro tempo e foi o grande destaque da partida. Bitello fez o outro gol gremista, enquanto Paulinho Santos anotou o gol do time de Ijuí.

ESTREIA DE GALA

Grande estrela da partida, Luis Suárez fez jus a toda expectativa e marcou três gols em apenas 37 minutos. O camisa 9 deixou sua marca por cobertura, tirando do goleiro e de primeira. Foram 59 minutos em campo onde se movimentou bastante, gesticulou com os companheiros e até reclamou de si mesmo. Ao ser substituído por Diego Souza, foi ovacionado pela torcida.

Veja os principais lances de Luis Suárez em estreia pelo Grêmio

OUTROS ESTREANTES

Além de Suárez, outros cinco jogadores entraram em campo pela primeira vez com a camisa do Grêmio. Como titulares, iniciaram os laterais Fábio e Reinaldo e o volante Pepê. No segundo tempo, foi a vez do volante Carballo e o meia-atacante Gustavinho. O zagueiro Bruno Uvini e o atacante Everton Galdino ficaram no banco – Cristaldo e João Pedro ainda não foram inscritos.

PRIMEIRO TEMPO

Com Suárez, a chance de gol cresce ainda mais para o Grêmio. O centroavante precisou de menos de cinco minutos para abrir o placar com um toque por cobertura, aproveitando passe de Ferreira. No entanto, antes de o uruguaio seguir seu show, o São Luiz assustou e chegou ao empate. Aos 13, após duas chegadas de perigo, com Jarro e Ygor Vinicius, ambas com defesa de Brenno, Paulinho Santos apareceu no meio da área para completar para as redes. A resposta foi imediata. Aos 15, Fábio tocou para Campaz, que passou com categoria para Bitello, que encheu o pé para recolocar o Grêmio na frente.

Daí em diante, só deu Luisito. Aos 30, saída errada do São Luiz, toque rápido de Kannemann para Ferreira, que serviu Suárez. O camisa 9 avança, ameaça chutar e toca para o gol com o arqueiro quase jogado ao chão. Aos 35, o uruguaio foi bloqueado na hora da finalização, mas aos 37 não teve jeito. Após cobrança de escanteio curto, Reinaldo cruza para a grande área. A zaga do São Luiz afasta mal e Suaréz, posicionado no segundo poste, finaliza de primeira para fazer o terceiro dele. No fim da etapa inicial, ainda passou pelo goleiro, mas jogou para fora.

SEGUNDO TEMPO

O resultado já encaminhado e o início de temporada fez o Grêmio naturalmente pisar no freio na etapa final. A primeira chance foi aos oito. Com velocidade, Ferreira avançou pelo meio, achou espaço e finalizou para o gol para defesa do goleiro. No rebote, Suaréz não concluiu por estar impedido. Aos 12, Suárez quase fez o quarto. Reinaldo cobrou lateral direto para a área, Suaréz ganhou da marcação e mandou de cabeça para o gol. Na ponta dos dedos, Gabriel Félix joga para escanteio.

Dois minutos depois, o dono da noite deixou o gramado. Suárez deu lugar a Diego Souza, que teve a última chance do Grêmio. Aos 39, Gustavinho fez boa jogada individual pela direita e cruzou na medida para o centroavante, que opta por não finalizar de primeira e acabou desperdiçando a oportunidade. No fim, goleada e título gremista. (GE)