O Sport surpreendeu o Grêmio na noite desta quinta-feira na Arena e bateu o time gaúcho por 2 a 1. Patric e Iago Maidana anotaram os gols do Leão, enquanto Pepê descontou para o Tricolor – este gol gremista ao menos deixou o time fora da zona de rebaixamento. A equipe de Jair Ventura voltou a vencer e acabou com a invencibilidade do time de Renato no Campeonato Brasileiro.

A vitória levou o Sport para a 14ª colocação, com sete pontos ganhos. O Grêmio fica em 16º, com os mesmos sete pontos, fora da zona de rebaixamento por ter saldo de gol melhor que o Botafogo.

Próxima rodada

O Grêmio encara o Atlético-GO, no próximo domingo, às 19h, no Olímpico, pela oitava rodada do Brasileirão. Já o Sport recebe o Goiás na Ilha do Retiro, às 20h30, no mesmo dia.

Primeiro tempo

Diego Souza ajeita no peito e deixa para Thiago Neves que manda por cima do gol, aos 44 do 1º tempo

Diego Souza ajeita no peito e deixa para Thiago Neves que manda por cima do gol, aos 44 do 1º tempo

O Sport começou praticamente a partida com a vantagem no placar. Fez, portanto, o Grêmio jogar em seu campo ofensivo e buscar o empate. Mas se fechou bem e deixou o Tricolor abusar dos cruzamentos, especialmente em jogadas pelo lado direito. Renato, inclusive, colocou Jean Pyerre ainda durante o primeiro tempo e sacou o volante Lucas Silva para soltar mais o time. Thiago Neves, especialmente, desperdiçou boas chances.

Segundo tempo

Orejuela chuta rasteiro e a bola chega em Pepê que, de cara para o gol, manda para fora, aos 20 do 2º tempo

Orejuela chuta rasteiro e a bola chega em Pepê que, de cara para o gol, manda para fora, aos 20 do 2º tempo

O Grêmio voltou ainda mais ofensivo do vestiário, com Pepê no time e sem o lateral Cortez. O panorama foi de contra-ataque para o Sport e pressão gremista, ainda que um pouco desorganizada. Mas em uma resposta em velocidade do Leão, após lance de Leandro Barcia, Jean Pyerre cometeu pênalti convertido por Iago Maidana. Parecia senhor do jogo, mas Pepê logo depois descontou em grande passe de Robinho e remontou a pressão gremista na base da vontade. Lucas Venuto ainda saiu com um corte na cabeça nos minutos finais.

Fim da invencibilidade e da série de derrotas

A vitória do Sport significa a primeira sob o comando de Jair Ventura, que estreou com derrota para o Coritiba. O último resultado positivo havia sido quase há um mês, na primeira rodada, sobre o Ceará. Já o Grêmio vinha de quatro empates consecutivos, mas ainda não havia perdido dentro do Brasileirão — agora o Palmeiras é o único time invicto na competição.

Estratégia efetiva

Gol do Sport! Leandro Barcia sofre pênalt e Iago Maidana converte aumentando o placar para o Sport, aos 28 do 2º tempo

O segundo gol do Sport vem de um erro de Orejuela e Jean Pyerre, mas também da exposição do time em tentar o empate. O contra-ataque puxado por Leandro Barcia deixou claro a desorganização do Tricolor naquele momento, muito bem aproveitada pelo Leão. O zagueiro Iago Maidana bateu bem, sem chances para Vanderlei.

Gol para ao menos sair do Z-4

Gol do Grêmio! Pepê recebe na entrada da grande área e manda para o fundo do gol, aos 32 do 2º tempo

Pepê já havia perdido chance inacreditável no segundo tempo, de frente para o gol vazio. Ainda assim, o jovem era dos que mais exigiam da defesa adversária. Pois bem, ao superar Luan Polli em passe vertical de Robinho, ao menos o jovem atacante tirou o Grêmio da zona de rebaixamento do Brasileirão. (Globo Esporte)