A culinária vegana tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e na cidade de São Paulo, tida como a capital nacional dos restaurantes, graças à grande oferta e variedade de lugares.

O veganismo vai além da alimentação, é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade.

Desde de 2013, as buscas por veganismo vêm crescendo no país como um todo. Dados do Google Trends mostram que no ano passado, as buscas por veganismo bateram recorde no país. Desde 2004, início da série histórica, o assunto não era tão pesquisado no país quanto o registrado em 2020. Nos últimos cinco anos, as buscas por veganismo triplicaram (+230%) no país na comparação com os cinco anos anteriores

Nos últimos meses, a capital paulista também ganhou um restaurante de culinária nordestina 100% vegana do mundo e também a autointitulada 1ª churrascaria vegana do Brasil. Os dois restaurantes ficam fora da região central da cidade, onde estão os mais badalados e caros estabelecimentos da capital paulista.

O restaurante “A Coruja – Churrasco Vegano”, fica na Vila Romana, na Lapa, e se autointitula 1ª churrascaria vegana do Brasil. Os pratos são uma cópia quase fiel das opções de carne natural que os paulistanos amam comer no “churras com breja” da família.

A carne, a linguiça e o franguinho veganos enganam na aparência e no gosto de qualquer desavisado que entra no estabelecimento sem saber o que é servido por ali.

“O veganismo vai muito além da alimentação, da saúde, das pessoas, do planeta e dos animais. O veganismo é um estilo de vida. Uma luta contra um sistema que nasceu do sangue de animais e que batalha para manter sua prepotência”, afirma a página da ‘churrascaria’ nas redes sociais.

“Começamos esse sonho durante a pandemia, muitos nos chamaram de loucas por sonharmos alto, por ousarmos sonhar com algo tão inusitado e distinto. Continuamos firmes e a Coruja nasceu! Nasceu de um sonho, de um ideal, de uma luta. A Coruja nasceu para mostrar que o veganismo é possível para todxs”, completa a empresa.

Com opção de rodízio (R$ 120) ou pratos principais a la carte (Média R$ 44), a casa tem várias opções de proteína vegetal.

O cardápio de doces veganos tem opções de donuts, brigadeiro e waffle veganos, que são imperdíveis.

Comida nordestina
Além do churrasco, a capital paulista também tem a 1ª culinária afetiva nordestina 100% vegana do mundo. O restaurante ‘São Saruê’ fica na Vila Guarani, pertinho do Metrô Conceição, na Zona Sul de São Paulo.

No cardápio, além da tradicional macaxeira e do dadinho de tapioca, a moqueca de carne de caju, o escondidinho de carne de jaca e o baião de dois vegano são das boas opções da casa.

Os quitutes ainda incluem coxinha de jaca, bolinho de feijoada e a tapioca de cocada mole, de tirar o fôlego.