Mesmo em um ano de pandemia, o Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG) se mostra mais uma vez referência no ensino mato-grossense. Plano de estudo adotado pela instituição proporcionou que diversos alunos alcançassem o sonho de cursar medicina, deixando para trás milhares de concorrentes, sendo aprovados em universidades públicas e privadas do país.
Um exemplo é a estudante Letícia Gabrielly Angelo Rocha, de 19 anos, aprovada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e comemora sua vitória após duas tentativas de ingressar no curso de medicina.
“Alcancei o meu sonho. Estudava cerca de 6h por dia. Meu foco era principalmente em fazer os exercícios, realizar simulados e escrever pelo menos uma redação por semana e aproveitar ao máximo as aulas da professora Marijane”, conta.
Sobre a especialidade que pretende fazer após concluir a formação, Letícia diz que ainda é muito cedo para afirmar, mas que genética médica e medicina nuclear são algumas possibilidades que ela analisa.
Já para Júlia Ferraz Ribeiro, de 17 anos, também aprovada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o ingresso retrata um sentimento de realização, sendo concretizado logo após o término de seu terceiro ano do ensino médio.
“As minhas estratégias foram baseadas em resolução de questões, simulados e praticar a redação uma vez na semana. Também utilizei muito as aulas do poliedro de São Paulo – SP para complementar as aulas dadas pelo colégio”, diz.
Ela enaltece o alicerce oferecido pelo colégio e o classifica como decisivo em sua conquista profissional.
“Sem dúvidas o suporte oferecido e toda a base que eles me deram desde o 7º ano foram decisivos para essa conquista. A aprovação veio principalmente de todo o conhecimento que eu adquiri ao longo desses anos, do que somente aquele adquirido no terceiro ano”, elenca.
Em relação aos planos para o futuro, Júlia frisa que seu propósito tem como finalidade aproveitar ao máximo os conhecimentos que serão adquiridos nos próximos cinco anos e deseja, posteriormente se aprimorar no ramo da pediatria ou obstetrícia. “Vou lutar pra ser uma profissional digna nesse ramo”.
Wesley Cardoso dos Santos, de 22 anos, explica que utilizou como tática a resolução de provas dos anos anteriores, dando uma atenção especial para redação, disciplina de maior pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alavancando assim, três aprovações. Ele foi admitido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e ainda obteve uma bolsa de estudos de 100% na instituição privada Universidade Anhembi Morumbi.
“Tive um preparo para disputar qualquer vaga. O colégio fez todo acompanhamento, me deu apoio, o que foi essencial. O carro chefe foi mesmo os professores, com alta capacitação para aprovação dos alunos”, destaca.
Para o diretor-geral da instituição, padre Hermenegildo Conceição os estudantes do Salesiano São Gonçalo não perderam o foco, mesmo diante da crise sanitária da Covid-19, e, com auxílio dos professores e uma boa estratégia de estudos, redobraram a dedicação e driblaram os concorrentes assumindo vagas de medicina, a mais concorrente das universidades. “As aulas online e suporte diário proporcionado pelos professores da rede Salesiana de ensino foram as alternativas para recuperar a defasagem no ensino e prepará-los para os vestibulares”, pontua.
O Colégio Salesiano São Gonçalo está localizado em Cuiabá, no bairro Dom Aquino. O telefone para contato é (65) 3616-8100.