Após um mal início dos brasileiros no Grand Slam de Kazan, de judô, o cuiabano David Moura (+100 kg) continua sendo uma das esperanças do Brasil de classificação na competição. Moura está em busca do índice para a equipe olímpica que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio, este ano.
Na quarta-feira, no primeiro dia de disputas, nenhum dos sete judocas do país conseguiu chegar às finais. Daniel Cargnin, Eric Takabatake e Ketelyn Nascimento foram os que chegaram mais longe: caíram nas oitavas. Willian Lima, Gabriela Chibana, Nathália Brígida e Jéssica Pereira perderam logo na estreia.
Na categoria até 60kg, Eric Takabatake começou com uma boa vitória sobre o italiano Andrea Carlino. Nas oitavas, porém, perdeu por wazzari para Dauren Syukenov, do Cazaquistão. Na faixa até 66og, Cargnin venceu belga Keneth Gansbeke na estreia, mas perdeu para Dzmitry Minkou, de Belarus, na sequência. Na mesma categoria, Willian perdeu para Ian Chinchilla no Golden Score em sua primeira luta.
Daniel Cargnin caiu nas oitavas de final em Kazan — Foto: Roberto Castro / rededoesporte.gov.br
Entre as mulheres, na categoria até 57kg, Ketelyn Nascimento chegou às oitavas depois de vencer Sevara Nishanbayeva, do Cazaquistão, na estreia. Em sua segunda luta, porém, perdeu para a russa Daria Mezhetskaia por ippon. Na mesma faixa de peso, Jéssica Pereira perdeu para a búlgara Ivelina Ilieva na estreia.
Na categoria até 48kg, duas derrotas na estreia. Nathalia Brígida perdeu para a israelense Shira Rishony. Gabriela Chibana, por sua vez, caiu para a sul-coreana Yujeong Kang.
Outros cinco judocas brasileiros estarão no tatame nesta quinta: Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Alexia Castilhos (63kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Maria Portela (70kg). Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva (+100kg), David Moura (+100kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg) fecham a participação do país na sexta.