É importante entender o valor das boas escolhas. Saber penalizar-se pela má escolha trará um olhar mais apurado ao que realmente deve ser cumprido.

Falar sobre autocontrole envolve muitos aspectos que devem ser ativados em nossa vida, a fim de galgarmos melhores resultados.

A terceira lei do físico Isaac Newton dispõe que toda ação gera uma reação, em outras palavras, uma ação positiva gerará efeitos positivos, por outro lado, uma ação negativa gerará consequências negativas.

Leia Também:
– Será que existe sorte?

– Foco!
– Mudando a comunicação com a neurolinguística

– A preocupação de Deus

– Mural de distração

– Oportunidades!

– Seja ensinável

– Vale a pena ficar na zona de conforto?

– Desceu porque quis

– Um novo hábito!

– Diga “não”!

– Dê o seu melhor

– Uma mente veloz

– Cuidado com o orgulho!

– Como melhorar a concentração?

– Não pare!

– O melhor seguro de vida

– Ninguém foge de Deus

– Inteligência emocional

– Série Governantes: Faça a sua parte!

-Trabalho remoto com Alta Performance

-Afirmação e reafirmação

-Sucesso consistente

-A melhor oportunidade

-Não durma no ponto

-Quem é você?

-I have a dream

-O futuro sem temor

-Ser grato

-Treino é treino, jogo é jogo

-Produza frutos

-Olhe de outra forma

-Eu consigo falar em público

-Vença a tensão

-A possibilidade da reconstrução

-Faça o que precisa ser feito

-Seja um tijolo em construção

-Comportamento motivacional

-Você é insubstituível
-O que você quer que eu lhe faça?
-A picada da cobra
-Lei da ação versus reação

-O que você quer que eu lhe faça?

-Efeito pigmaleão

 

Já mencionamos que ao ter uma atitude positiva, sob o ponto de vista do autocontrole, é necessário criar um sistema de recompensas, por exemplo, se deixou de comer doce durante a semana, você poderá estipular uma recompensa para tal atitude positiva, como, por exemplo, assistir a um filme, com direito a sobremesa, no final de semana.

Contudo, uma ação realizada de forma negativa, na qual se quebram compromissos firmados consigo mesmo, deverá ser penalizada, para isso devemos estabelecer um sistema de penalidades.

Exemplos de penalidades que podemos estipular: deixar de sair com os amigos, não comprar uma roupa nova, não poder comer uma sobremesa, ter que estudar 20% a mais do que a quantidade de horas estipuladas, não poder jogar futebol ou praticar uma outra atividade física, suspender a utilização das redes sociais por dois dias, e outras limitações que podem ser criadas para fazer com que você respeite o compromisso do autocontrole.

Assim como no sistema de recompensas haverá uma finalidade de fortalecer o nosso autocontrole, no sistema de penalidades funciona da mesma forma.

Ao errar, falhar, ou quebrar algum compromisso feito consigo mesmo, é extremamente importante que você sofra alguma penalidade, uma vez que isso transmitirá uma mensagem para o seu cérebro de que é importante manter-se focado com o compromisso do autocontrole.

As penalidades devem recair sobre aquilo que é de sua preferência, do seu prazer pessoal para se divertir. Tire de si mesmo os privilégios que mais valoriza, pois só assim o efeito da penalidade será positivo.

Que possamos entender e encarar essa nova postura quanto ao sistema de penalidades, para que assim possamos ter maiores responsabilidades. Ter autocontrole é ter melhores resultados.

 

*FRANCISNEY LIBERATO BATISTA SIQUEIRA   é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT.   Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor dos Livros “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”,  “A arte de ser feliz”  e  “Singularidade”.

INSTAGRAM:              @francisneyliberato

CONTATO:                    fawww.facebook.com/profile.php?id=100004779404481

SITE:                                  www.francisney.com.br