Com protestos desde antes da partida depois da eliminação na Libertadores para o Peñarol, o Flamengo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Bateu o Athletico por 1 a 0, na noite deste domingo, no Maracanã – o gol, aos 44 minutos da etapa final, foi marcado por Gerson, em toque de cabeça no canto de Mycael.
.
O Furacão segue seu calvário no ano de 2024. Com o quinto treinador na temporada – o ex-jogador do Athletico Lucho González -, a equipe segue sem vencer. A última vitória no Brasileiro foi contra o Cuiabá dia 28 de julho. A três pontos da zona do rebaixamento, com 31 pontos, a equipe está na 15ª colocação.
.
Muito pressionado pela torcida, que pegou no pé do técnico Tite, o Flamengo permaneceu no G-4 com a vitória. Tem 48 pontos na quarta posição.
A tensão estava no ar no Maracanã. O técnico Tite, do Flamengo, foi vaiado e xingado por boa parte dos 28 mil presentes no estádio – público baixo em comparação à média do Rubro-Negro, com setor sul todo fechado.
.
Nervoso, o Rubro-Negro carioca errava muitos passes e tinha muita posse de bola. Do lado do Athletico, que vive crise ainda maior sem vencer no Brasileiro há dois meses e pressionado pela proximidade da zona do rebaixamento, havia algum destaque nas escapadas de Cannobio, mas com Pablo pouco efetivo.
.
As melhores chances do primeiro tempo não foram grandes oportunidades. Wesley e Gerson arriscaram de fora da área. O Furacão teve a melhor chance em cobrança muito fechada de falta de Zapelli e boa defesa de Rossi.
No tempo final, Tite trocou três de uma vez aos 15 minutos, com Alex Sandro, Arrascaeta e Bruno Henrique. A melhora foi tímida. O Athletico de Lucho escapava menos ainda na segunda etapa, principalmente depois da saída de Zapelli e de Cannobio no meio do segundo tempo.
No momento em que as equipes pareciam sem forças para tirar o zero do placar – com Gabigol, titular apenas pela quarta vez no ano e novamente sem fazer bom jogo, passou perto numa cabeçada -, Gerson fez boa jogada e recebeu na medida em cruzamento de Wesley. A cabeçada foi perfeita, no cantinho. Para alívio da tensão no Maracanã
O Flamengo volta a campo na quarta-feira, pela Copa do Brasil, na semifinal contra o Corinthians. O jogo está marcado para 21h45. Pelo Brasileiro volta a campo em Salvador contra o Bahia, no sábado, às 19h.
O time da Gávea ocupa a quarta colocação, com 48 pontos.
Eliminado da Sul-Americana e da Copa do Brasil, o Athletico precisa voltar a vencer no Brasileiro. O próximo confronto será contra o Botafogo, líder do Brasileiro, às 16h30, no sábado que vem.