Em mais um jogo de Nilton Santos cheio e com a presença de John Textor, investidor da SAF, o Botafogo encarou o Fortaleza pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro e, enfim, conseguiu a primeira vitória em casa na competição ao vencer o Leão do Pici, de virada, por 3 a 1.
O Alvinegro saiu atrás do marcador, com Moisés, e, ainda no primeiro tempo, buscou o empate, com Erison. Na etapa final, mesmo não vivendo uma das melhores noites na organização tática, foi melhor do que o Fortaleza e conseguiu a virada com Patrick de Paula, em gol de falta. Daniel Borges finalizou o placar.
Foi um primeiro tempo equilibrado no Nilton Santos. O Botafogo começou melhor, e Victor Sá perdeu grande chance cara a cara com o goleiro logo aos oito minutos, em lance que o bandeira marcou impedimento duvidoso e seria revisado pelo VAR se saísse o gol. Mas o Fortaleza foi quem saiu na frente aos 13, em jogada que também foi marcado impedimento, mas o VAR confirmou. Lucas Lima cabeceou para o meio da área, Romero dividiu com Gatito, e a bola sobrou para Moisés só empurrar para a rede.
Com a vitória, o Botafogo foi a 11 pontos e está a dois do líder Corinthians. Mesmo assim, o Glorioso entrou no G-4 e empatou com o São Paulo, terceiro colocado, mas leva desvantagem no saldo de gols. Já o Fortaleza segue afundado na lanterna do Brasileirão com apenas um ponto conquistado em cinco jogos (o Leão tem um jogo a menos, o clássico contra o Ceará da 3ª rodada, que foi adiado para o dia 1º de junho).
No próximo sábado (21), o Bota visita o América-MG, 21h, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).
No dia seguinte, o Fortaleza recebe o Fluminense às 16h no Castelão. Antes, porém, o Leão tem pela frente um jogo decisivo pela Libertadores contra o Alianza Lima no Peru. O time de Vojvoda está em terceiro lugar no Grupo F da competição, fora da zona de classificação para as oitavas de final.

RETA FINAL

O Botafogo continuou pressionando e operando no contra-ataque, mas não teve grandes oportunidades após a tentativa de Erison. Em cobrança de falta, Kayzer chutou forte para o gol mas Gatito espalmou para escanteio. Na sequência, Diego Gonçalves tentou chutar de longe mas não ofereceu perigo.

Quando o jogo se encaminhava para um empate, Patrick de Paula colocou o Botafogo na frente em cobrança de falta que a bola ainda contou com desvio na barreira antes de entrar. Nos acréscimos, Daniel Borges consolidou a vitória para o Alvinegro.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 x 1 FORTALEZA

Data: 15/05/2022 (domingo)
Horário: 18h (de Brasília)
Local: Estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Fabricio Vilarinho da Silva (BA)
VAR: Daiane dos Santos (SP)

Gols: Moisés (17’/1T), Erison (39’/1T), Patrick de Paula (44’/2T) e Daniel Borges (48’/2T).

Cartões amarelos: Ceballos (29’/1T), Diego Gonçalves (29’/1T).
Cartões vermelhos: Ceballos (39’/1T).

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia (Hugo/34’2T), Kanu, Cuesta, Daniel Borges; Luís Oyama, Tchê Tchê (Patrick de Paula/24’2T), Lucas Fernandes (Chay/12’2T); Victor Sá, Diego Gonçalves (Vinícius Lopes/ 34’2T) e Erison.

FORTALEZA: Boeck; Tinga, Felipe, Marcelo Benevenuto, Brayan Ceballos; Hércules, Lucas Lima (Renato Kayzer/15’2T); Yago Pikachu, Moisés (Juninho Capixaba/28’2T), Lucas Crispim; Silvio Romero (Titi/0’2T).