Sob o tema “Família de LGBTQIA+ Orgulho de (re)existir”, a Parada da Diversidade Sexual de Mato Grosso chega a sua 18ª edição neste sábado (4), com a apresentação de drag queens da baixada cuiabana e presença de DJs. O Parada acontece na mesma semana que a Assembléia Legislativa barrou a criação do Conselho Estadual LGBTQIA+, com somente cinco deputados favoráveis.

Leia também:O tema escolhido pela Comissão Organizadora da Parada deste ano é “Família de LGBTQIA+ Orgulho de (re)existir”. Segundo Wesley da Mata, da organização, o objetivo é fortalecer o discurso de que somos famílias e desejamos construir famílias, não a família “modelo” mas a família possível e desejada por cada um (a), dentro da sua ideologia, ou visão de mundo.

Segundo as organizações, o veto à criação do Conselho reflete a luta incessante das pessoas LGBTQIA+, visto que Mato Grosso é o segundo estado com maior taxa de assassinatos de pessoas transexuais e travestis (dados 2020). Isso significa que a cada 100 mil habitantes, 7,52 pessoas trans foram mortas em 2019, em números absolutos, foram registrados 5 homicídios.

Para Clovis Arantes, professor e ativista, “é de extrema importância realizar este ato nas ruas, pois amplia as pautas que são exaustivamente discutidas durante vários meses com intenso debate social e acompanha a movimentação nacional dos problemas mais emergentes em nossa sociedade. O objetivo principal da parada é dar visibilidade a nossa população”.

Concentração e shows

A 18ª Parada da Diversidade Sexual de Mato Grosso terá sua concentração na Praça Ipiranga a partir das 16hs e subirá a Avenida Rubens de Mendonça em direção à Praça das Bandeiras onde haverá falas, em ato político, além de inúmeros shows.

Na programação artística estão confirmados shows de várias Drag Queens que serão comandadas por Aliceh Brasil, Petilaine Queen e Elza Brasil e também a terá a presença da Rainha da Parada, a advogada Thaiz Brasil. A música ficará por conta do DJ Charles Pitter, Karine Bueno, Dj Shilas, Dj Tiago Santian e a atração nacional DJ Allan Natal.